Quer sair da sua zona de conforto gastronômica? Confira essas deliciosas receitas com miúdos!
Algumas pessoas simplesmente amam, já outras não curtem e até torcem o nariz. Existe uma verdadeira guerra fria quando o assunto é receitas com miúdos. Os cortes convencionais das carnes bovinas, de aves e suínas rendem pratos deliciosos que agradam a todos. No entanto, existem outras partes do animal que também podem ser utilizadas na cozinha como o coração, a moela, o fígado, o rim e muitos outros. Se preparados do modo correto, os miúdos ficam deliciosos e são uma opção bem diferenciada para o dia a dia.
Se você não teve a oportunidade de experimentar receitas com miúdos ou quer fugir da sua zona de conforto, trouxemos 9 ideias de pratos que você pode fazer para ter um almoço ou jantar especial. Existem diversas maneiras de se preparar cada tipo de miúdo, para se extrair o melhor sabor e não ter uma experiência amarga. Uma dica valiosa antes de seguir com essas receitas incríveis é comprar os miúdos no mesmo dia que for prepara-lo, assim, a carne estará mais fresquinha e o prato ficará delicioso! Preparados para essa explosão de sabores nada convencionais? Confira:
9 receitas com miúdos para você experimentar
Moelas ensopadas

Tempo: 30min (+5min de descanso)
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil
Ingredientes de Moelas ensopadas
- 1/2kg de moelas de galinha limpas
- 2 xícaras (chá) de água
- 1/2 xícara (chá) de vinagre
- 4 dentes de alho
- 2 cebolas picadas
- 1 colher (sopa) de folhas de hortelã
- 1 colher (sopa) de folhas de louro
- 1 lata de tomates sem pele
- 50g de bacon
- 1/3 de xícara (chá) de azeite
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 colher (sopa) de salsa picada
Modo de preparo
Em uma tigela, misture a água e o vinagre. Deixe as moelas de molho nesta solução por 5 minutos. Escorra e reserve. E, em um liquidificador, bata o alho, a cebola, a hortelã, o louro e o tomate.
Em uma panela de pressão, em fogo médio, refogue o bacon picado com o azeite. Quando o bacon dourar, acrescente a moela e os ingredientes batidos no liquidificador.
Tempere com o sal, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos após iniciar a pressão. Deixe a pressão sair, abra a panela e coloque em uma travessa. Polvilhe com a salsa e sirva.
Língua à vinagrete

Tempo: 1h
Rendimento: 8
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
1 limão cortado ao meio
2 línguas de boi limpas e lavadas
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola em cubos
2 dentes de alho em cubos
1 pimentão verde em cubos
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 folhas de louro
4 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
1 cubo de caldo de carne
1 xícara (chá) de água
2 tomates maduros sem pele e sementes em cubos
Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto
Pão a gosto para acompanhar
Modo de preparo:
Esfregue o limão na língua e coloque em uma panela de pressão. Cubra com água fervente e tampe. Leve ao fogo baixo e cozinhe por 20 minutos depois de iniciada a pressão e desligue. Deixe esfriar e retire a pele. Aqueça uma panela grande com o óleo, em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 2 minutos. Adicione o pimentão e frite por 2 minutos. Despeje o extrato e frite por 2 minutos. Acrescente a língua, o louro, o vinagre e o caldo de carne dissolvido na água. Tampe e cozinhe por 20 minutos após iniciada a pressão. Retire a língua e fatie. Volte ao molho, adicione o tomate, sal e pimenta e cozinhe por 5 minutos, sem tampar. Despeje em uma vasilha e sirva polvilhado com cheiro-verde acompanhado de pão.
Coração de frango

Tempo: 40min
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 500g de coração de frango
- 2 dentes de alho picados
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Tempere o coração de frango com o alho e sal e espete em espetinhos de madeira para churrasco. Leve à churrasqueira por 20 minutos ou até assar e dourar.
Bife de fígado com molho de vinho

Tempo: 30min (+5min de descanso)
Rendimento: 5
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 5 bifes de fígado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola em tiras
- 1 pimentão vermelho picado
- 1 tomate picado
- 1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco
Modo de preparo:
Tempere os bifes com sal, pimenta, o alho, o vinagre e deixe descansar por 5 minutos. Aqueça uma frigideira com o óleo e frite os bifes até dourar. Reserve em uma travessa em forno aquecido, mas desligado. Na mesma frigideira, frite a cebola, o pimentão e o tomate. Refogue bem e coloque o vinho. Espere reduzir um pouco e sirva sobre os bifes de fígado.
Dobradinha tradicional

Tempo: 1h30 (+20min de descanso)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: Fácil
Ingredientes da Dobradinha tradicional
- 1,5kg de bucho em tiras
- 1/2 xícara (chá) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 linguiça calabresa fatiada
- 500g de feijão branco deixado de molho por 8 horas
- 1 colher (chá) de colorau
- 2 tomates picados
- Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto
- 1 folha de louro
Modo de preparo
Retire a gordura do bucho e lave bem. Coloque em uma tigela, cubra com água e o suco de limão Deixe descansar por 20 minutos. Coloque em uma panela com água fervente e cozinhe por 5 minutos. Repita o processo mais 2 vezes e escorra. Aqueça uma panela grande, em fogo médio, com o óleo e refogue a cebola e o alho por 5 minutos. Adicione a calabresa, o bucho, o feijão, o colorau, o tomate, sal, pimenta e louro e despeje água até cobrir. Cozinhe por 1 hora em fogo baixo com a panela tampada ou até amaciar. Adicione água quando necessário, conforme for secando, mas deve obter um caldo espesso. Polvilhe com salsa e sirva acompanhada de arroz branco.
Caldo de mocotó

Tempo: 1h20 (+2h de molho)
Rendimento: 8
Dificuldade: médio
Ingredientes:
1,5kg de mocotó em pedaços
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de vinagre
2 cebolas picadas
1 cenoura picada
1 talo de salsão picado
2 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho picados
2 tomates sem sementes picados
1 colher (chá) de pimenta dedo-de-moça picada
1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
Modo de preparo:
Lave o mocotó, esfregando bem. Coloque em uma vasilha, adicione o sal, o vinagre, cubra com água e deixe de molho por 2 horas. Escorra e coloque em uma panela de pressão grande. Cubra com água e cozinhe por 5 minutos depois de iniciada a pressão. Desligue, deixe sair a pressão e abra a panela. Escorra e volte o mocotó para à panela. Cubra novamente com bastante água, adicione 1 cebola, a cenoura, o salsão, tempere com sal a gosto e cozinhe por 40 minutos depois de iniciada a pressão. Desligue e deixe sair a pressão. Abra a panela, retire o mocotó com uma escumadeira e com ajuda de um garfo e uma faca, retire os ossos e descarte e corte a carne em pedaços. Reserve. Transfira o caldo da panela já frio para o liquidificador e bata por 1 minuto. Aqueça uma panela com o óleo e frite a cebola restante e o alho até dourar. Adicione o tomate picado, a pimenta, o cheiro-verde, o extrato e o mocotó reservado e refogue por 5 minutos. Acrescente o caldo do liquidificador, acerte o sal e cozinhe até ferver. Sirva em seguida.
Pastel de fígado

Tempo: 1h30 (+1h de descanso)
Rendimento: 20
Dificuldade: médio
Ingredientes:
- 15g de fermento biológico fresco
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 xícara (chá) de água morna
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- Óleo para untar
- 1 gema para pincelar
- Recheio:
- 1/2 xícara (chá) de azeite
- 1/2 xícara (chá) de champignon em conserva
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho amassado
- 250g de fígado de galinha
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 ovo cozido picado
Modo de preparo:
Dissolva o fermento no açúcar, o sal, o óleo e misture bem. Acrescente a farinha de trigo e amasse até desgrudar das mãos. Deixe crescer por 30 minutos ou até dobrar de volume. Para o recheio, leve uma panela ao fogo médio o azeite, o champignon, a cebola, o alho e frite até dourar. Retire da panela e reserve. Na mesma panela, coloque o fígado e refogue por 10 minutos. Retire do fogo e pique. Misture com o refogado reservado e acrescente a salsa, sal, pimenta e o ovo. Divida a massa em 20 porções e abra com um rolo. Forme círculos, coloque o recheio, dobre ao meio e feche, apertando as bordas com um garfo. Coloque em uma assadeira untada com óleo. Cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos ou até dobrar de volume. Pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos.
Farofa de miúdos

Tempo: 20min
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de moela picada
- 1 cubo de caldo de galinha
- 1 xícara (chá) de bacon em cubos
- 1 xícara (chá) de coração de frango cortado ao meio
- 1 xícara (chá) de fígado de frango picado
- 1 cebola ralada
- 1 colher (sopa) de alho picado
- 1/2 xícara (chá) de água
- 100g de manteiga
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 xícaras (chá) de farinha de milho
- 1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picada
Modo de preparo:
Coloque a moela com o caldo de galinha na panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 5 minutos, após iniciada a pressão. Escorra e reserve. Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon até soltar toda a gordura e dourar. Retire o bacon espere a gordura ficar quente e frite o coração de frango até dourar. Retire e na mesma panela frite o fígado até dourar. Volte o coração e coloque a moela. Adicione a cebola e o alho e refogue por 5 minutos. Coloque a água e a manteiga e espere ferver. Tempere com sal e pimenta e desligue o fogo. Misture com a farinha, o bacon reservado e por último a cebolinha e sirva.
Iscas de fígado

Tempo: 40min (+20min de descanso)
Rendimento: 4
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 500g de fígado cortado em tiras (Ferro)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de óleo (gordura insaturada)
- 2 dentes de alho amassado
- 1 cebola pequena em rodelas finas
- 1 tomate sem semente picado
- 1/2 xícara (chá) de espinafre cru
- 2 colheres (sopa) de salsa
Modo de preparo:
Em uma tigela, tempere o fígado com sal, pimenta e o limão. Deixe descansar por 20 minutos. Em uma panela, coloque o óleo e frite o fígado, quando estiver dourado junte o alho, a cebola e deixe refogar. Junte o tomate e o espinafre e deixe refogar até secar . Polvilhe com a salsa e sirva.
Se você gostou da nossa seleção de receitas com miúdos, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais!