Você comprou uma geleia no supermercado e está ansioso para provar, mas só tem um problema: não consegue abrir o pote de vidro. Já tentou de tudo, e até quase de machucou, mas o recipiente continua igual quando você o trouxe para casa.

Essa é uma cena comum não apenas com potes de geleia, mas também de azeitona, champignon e outros tipos de alimentos em conserva geralmente armazenados em frascos feitos de vidro.

Se abrir potes de vidro parece complicado, saiba que, na verdade, é algo simples que pode ser resolvido estrategicamente. Não, você não vai precisar de toda aquela força que muitos julgam essencial para libertar o conteúdo do recipiente.

Para conservar os alimentos, retira-se o ar de dentro do frasco, criando pressão interna, por isso fica tão difícil abri-lo. Para deixar o processo mais fácil, basta deixar que o ar entre novamente, e ainda bem que existem bons truques!

Jeitos fáceis para abrir potes de geleia

Colher ou espátula

Esse é um bom e velho truque muito conhecido para permitir a abertura desses frascos mais difíceis. Basta segurar o pote pela base, de cabeça para baixo, e colocar uma colher ou espátula entre a tampa e o vidro. Você deve puxá-la para baixo e deixar que o ar entre no pote, ajudando a abrir o pote com muito mais facilidade.

Aquecendo a tampa

Se a tampa ainda não cedeu, esse truque deve ser o suficiente para abrir o frasco. Você pode aquecer a água em um pote maior e mergulhar a tampa do seu pote de geleia. Outra opção é usar o secador de cabelo para criar ainda mais calor no local, dilatando a tampa e ajudando o ar a entrar.

Abridor de latas para furar

Os truques acima devem ser o suficiente para abrir seu pote de geleia, mas, em último caso, nós também vamos te ensinar o que fazer caso nada funcione. Existem recipientes muito difíceis e que só serão abertos à base de furos na tampa, que permitirão a entrada do ar na força. É possível utilizar abridor de latas ou uma faca, porém tome cuidado!