No clássico almoço brasileiro, não pode faltar a dupla arroz e feijão. Mas para cozinheiros de primeira viagem, pode ser difícil acertar no preparo logo de início. Nós já ensinamos a como fazer arroz soltinho (clique aqui para saber mais) e agora vamos mostrar os truques para te ajudar a fazer o melhor feijão.

Se você quer garantir um feijão desmanchando, com um caldo saboroso e bem temperado para o almoço, basta seguir as instruções do Guia da Cozinha. É simples e não tem erro! A seguir, confira as dicas que selecionamos para fazer o prato:

Dicas para fazer o melhor feijão do mundo

Remolho

O preparo do feijão começa no dia anterior. Mantenha os grãos submersos em água por entre 6 e 12 horas, trocando a água durante este período. Deixar os feijões de molho ajuda a eliminar toxinas, além de ajudar a cozinhá-los mais rápido, pois estão amolecidos.

Engrossar o caldo

Para não deixar o feijão aguado e garantir aquele caldo que a gente ama, é necessário prestar atenção à quantidade de água utilizada. O correto é deixar a água 2 a 3 dedos acima dos grãos, e leve em conta que 1 litro de água equivale a 1 quilo de feijão.

Se, ainda assim, o caldo não ficou do jeito que você desejava, não se desespere, pois há jeito. Você pode deixar o feijão cozinhando na panela de pressão sem tampa por 10 minutos em fogo alto. Além disso, para um caldo bem encorpado, é possível amassar um pouco do feijão com o fundo da concha.

Temperos essenciais

Quando for cozinhar o feijão, não o tempere imediatamente. Coloque apenas folhas de louro na água na panela de pressão junto aos grãos e adicione os temperos de sua preferência apenas após o cozimento. Aliás, uma dica é refogar cebola e alho com azeite em uma frigideira e acrescentar à panela de feijão.

Tempo de cozimento

Depois de usar nossas dicas, deixe a panela de pressão fazer o trabalho! Tampe a panela e leve ao fogo médio. Quando a válvula apitar ao pegar pressão, abaixe o fogo e então deixe cozinhar por cerca de dez minutos.

Incrementando o feijão

Apesar de um feijão carioca bem temperadinho já ser uma delícia, dá para deixar o prato ainda mais nutritivo e saboroso com outros ingredientes. Você pode adicionar legumes e verduras como cenoura, beterraba, batata e espinafre, quando for refogar os temperos. Outras opções são bacon e linguiça, que devem ser acrescentados após o cozimento dos grãos.