Com certeza, em algum momento você já parou para se perguntar sobre a diferença em chocolate em pó, cacau em pó e achocolatado. Afinal, todos eles parecem iguais, mas acredite: eles não são!

Já preparou alguma sobremesa e no final ela não ficou com o sabor esperado? Ficou mais doce ou mais amarga? Pois é! O erro pode ter acontecido por não saber diferenciar o chocolate em pó e cacau em pó, por exemplo. Cometer esse erro é mais comum do que parece! Por isso, vamos explicar de forma rápida e clara.

O que é o cacau em pó?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que existem dois tipos de cacau em pó. O mais conhecido e encontrado nos supermercados é o natural, por ter um sabor mais intenso. Esse, já é ideal para o preparo de brigadeiros, por exemplo. Como a receita leva leite condensado, que é bem doce, não é necessário mais uma dose de açúcar.

Por outro lado, o cacau em pó alcalinizado, acaba passando por um processo em que seus ácidos naturais são neutralizados, fazendo com que seu sabor seja mais suave. Porém, o processo pelo qual ele passa reduz os compostos antioxidantes do cacau, fazendo com que se torne menos saudável.

Em ambos os casos, o cacau em pó tem a textura mais fina e é sem açúcar. Ou seja, ótimo para quem deseja controlar a quantidade de doçura nas receitas.

Chocolate em pó x Achocolatado

Esses dois são os que mais geram confusão, principalmente em quem não tem muita experiência na cozinha. Mas a sua principal diferença está na composição. Comparado ao cacau em pó, o chocolate em pó leva açúcar em sua fórmula, em torno de 50%.

Pode até parecer muito, mas ainda é bem menos açúcar do que leva o achocolatado, que chega pode variar entre 70% e 90%, dependendo da marca. Além disso, o achocolatado não leva cacau, apenas açúcar e outros aditivos.

Sendo assim, prefira sempre o chocolate em pó! Ele até pode possuir mais manteiga de cacau e outros ingredientes, como açúcar e aditivos químicos, mas ainda é mais saudável do que o achocolatado. Em resumo: só use achocolatado se a receita de fato pedir. E evite ao máximo substituir o chocolate em pó pelo achocolatado.