Você já deve ter percebido que, depois de cortar algumas frutas, elas começam a escurecer rapidamente. Isso acontece especialmente com as frutas de polpa clara, como maçã, banana, pera, pêssego e nectarina. Mas para evitar que as frutas cortadas escureçam, existem vários truques.

Quando o ar entra em contato com a polpa, ocorre um processo de oxidação na fruta. Dessa forma, as enzimas daquela superfície reagem com o oxigênio, deixando manchas marrons no alimento. O gosto não muda, e a fruta não estraga. No entanto, ela pode ficar com um aspecto não tão saboroso.

A aparência pode ser um fator importante quando usamos a fruta em saladas, sobremesas ou quando elas estão presentes nas lancheiras das crianças. Por isso, é importante saber como impedir que as frutas escureçam. E a sorte é que, com dicas simples, você vai conseguir mantê-las frescas por mais tempo!

Pensando nisso, o Guia da Cozinha te ensina cinco truques simples para evitar que as frutas cortadas escureçam. É tudo muito fácil, e pode ser feito a partir de coisas que você já deve ter em casa. Veja a seguir:

5 dicas e truques para não deixar que as frutas cortadas escureçam

Suco de limão

Para garantir sua carteirinha de dono de casa, você tem que saber desse truque bem conhecido. O suco de limão é o mais utilizado para evitar que as manchinhas apareçam nas frutas cortadas, protegendo as frutas da exposição ao ar com as propriedades da vitamina C.

Dá para pingar algumas gotas do suco na fruta, assim como borrifá-lo ou mergulhar as fatias na bebida. Depois disso, é importante guardar o alimento, seja em um saco plástico ou papel alumínio, e, então, armazenar tudo na geladeira. Mas você deve saber que esse procedimento pode afetar um pouco o gosto da fruta. Para evitar a mudança no sabor, não exagere na quantidade de suco de limão.

Suco de abacaxi

Você pode fazer o mesmo procedimento usando suco de abacaxi. A fruta conta com substâncias que são capazes de proteger as polpas claras da maçã, banana, entre outros alimentos. E dá até mesmo para reverter a aparência das frutas já manchadas para seu aspecto fresco usando essa técnica. A questão da alteração do sabor também vale aqui, portanto, é preciso moderar na quantidade de bebida a ser usada.

Veja truques para evitar que as frutas escureçam

Veja truques para evitar que as frutas escureçam – Foto: Shutterstock

Água com gás

Para quem não gostou da mudança que os sucos causaram no gosto das frutas, essa pode ser uma boa alternativa. Usar água mineral com gás tem o mesmo efeito, sem interferir no sabor dos alimentos. E o processo é o mesmo: mergulhar as frutas cortadas no líquido, e depois consumir ou guardar na geladeira.

Vinagre

O vinagre também pode ser uma opção para evitar o escurecimento das frutas. Opte por usar vinagre diluído, formando a mistura a partir de algumas colheres de chá de vinagre em uma xícara de água. Isso é melhor para diminuir a interferência no gosto das frutas, o que ainda deve acontecer devido ao azedo do líquido. Depois de preparar a solução, basta mergulhar as frutas cortadas.

Pastilha de vitamina C

Quando explicamos sobre a técnica de usar o suco de limão para evitar o escurecimento das frutas, falamos sobre a ação da vitamina C. Ela é responsável por impedir a ação das enzimas da polpa, entrando em contato com o oxigênio antes dos compostos dos alimentos. Assim, é possível usar uma pastilha efervescente, que também é composta pelo ácido ascórbico, presente no limão.