Congelar frutas facilita a sua vida no dia a dia e ainda te ajuda a evitar desperdícios. Mas você sabe o porquê disso? Quando você prepara tudo direitinho e guarda no congelador, preserva nutrientes e consegue conservar os alimentos por mais tempo!

Como as frutas têm a tendência de amadurecer muito rápido, a gente pode perdê-las se não prestar atenção. Além disso, não fazemos compras todos os dias, né? Então precisamos sempre encontrar formas de conservar os alimentos frescos para que eles não estraguem em um curto período de tempo.

Outro benefício de se congelar frutas é a praticidade. Afinal, nos dias quentes, você já tem um ingrediente principal pronto para receitas geladinhas. Seja para um sorvete, shake ou suco, fica tudo bem mais fácil com uma polpa de fruta já preparada no congelador.

No entanto, é importante ter em mente que nem todas as frutas são boas opções para serem congeladas. Algumas não suportam baixas temperaturas por exemplo. Enquanto outras servem apenas para sucos após congeladas. É o caso das frutas formadas em grande parte por água, por exemplo.

Existem preparos diferentes para frutas diferentes. Aqui, a gente te ensina 5 dicas para congelar frutas, todas elas de jeitos distintos. Afinal, são tantas frutas que cada uma tem um modo especial para ser conservada!

Como congelar frutas do jeito certo

Essas dicas vão te ajudar a congelar frutas em casa

Essas dicas vão te ajudar a congelar frutas em casa – Foto: Shutterstock

Polpa de frutas

Existem frutas que são facilmente congeladas quando transformadas em polpa. Ou seja, é essencial bater! Não dá para guardar no congelador inteira nem em pedaços. É o caso de cajá, goiaba e abacate, por exemplo. Para as primeiras, basta bater com água no liquidificador e passar por uma peneira. Já para o abacate, você pode passá-lo na peneira com limão e congelar esse “creme”.

Fruta inteira

Para ter ainda mais facilidade, não há prejuízo nenhum se congelarmos essas frutas inteiras! Ameixa, amora, caju, framboesa, morango e uva são perfeitas para se ter no congelador. Você só vai precisar lavar e secar ao natural antes de congelar. Ah, e quer ainda mais praticidade? A jabuticaba não precisa nem mesmo ser lavada antes de congelar. Pois é! Só não se esqueça de lavá-la quando for consumir depois.

Em pedaços

Ainda é fácil, vai. Congelar frutas em pedaços pode ser uma mão na roda para quem quer preparar receitas fáceis em casa. Abacaxi e manga podem ser cortados e armazenados do congelador de imediato. Assim como a melancia, mas ela fica apenas para sucos. Enquanto isso, o melão precisa de um pouquinho de açúcar e a maçã, de limão, para o congelamento.

Cozidas

A pêra nacional não pode ser congelada crua! Você vai precisar descascá-la, tirar as sementes e cortá-la, levando para cozinhar rapidamente em calda. Outro alimento que pode passar por esse processo antes do congelamento é o pinhão. Mas não é essencial cozinhá-lo com sal antes, viu? Dá para armazená-lo no freezer cru do mesmo jeito.

Casos específicos

Já pensou em como congelar coco? Pois é, para isso é preciso ralá-lo ou cortá-lo em pedaços antes de congelá-lo in natura. Já no caso do maracujá, por exemplo, retire a polpa e as sementes da casca e ele estará pronto para ser conservado.

Enquanto isso, a banana é versátil! Ela pode ser congelada inteira, em pedaços, rodelas e até mesmo em purê. Dá para fazer um pré-congelamento, deixando-a no congelador por algumas horas em um recipiente aberto antes de guardá-la de fato em saquinhos ou potes herméticos. Não é essencial, mas ajuda a não deixar tudo grudadinho no freezer.

E aí, curtiu as dicas? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo: