Você sabia que é muito fácil fazer sua própria polpa de acerola? Após colher ou comprar uma porção dessa frutinha avermelhada e cítrica, deixe a polpa pronta para usar no preparo de receitas saborosas e nutritivas. Afinal, é super possível usá-la em sucos, sobremesas e até mesmo drinks!

Por ser uma fruta pequena com um caroço grande, muitas pessoas têm dúvidas sobre como preparar a polpa. Mas não se preocupe, pois é muito simples! É possível fazer a polpa de acerola com o caroço ou não. Caso você tenha tempo e paciência, pode retirá-lo de todas as frutinhas antes do processo. No entanto, saiba que não há problema em consumi-lo. Na verdade, ali encontram-se as mesmas vitaminas e minerais do restante da fruta.

Mas quais são as propriedades dessa frutinha? Segundo a nutricionista Fernanda Vinhal, o consumo de acerola é capaz de dar um boost na nossa imunidade. Isso porque ela é uma das maiores fontes naturais de vitamina C, além de ser rica em fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, selênio, vitamina A e antioxidantes como flavonoides e carotenoides.

Fora esses benefícios, a vitamina C presente na acerola também é responsável por combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, protegendo as artérias e o coração. Ao mesmo tempo, o magnésio, por exemplo, atua na prevenção de doenças cardiovasculares e colabora para a saúde do cérebro.

Agora que você sabe dos benefícios da acerola, veja como preparar sua própria polpa dessa frutinha. Assim, garante mais praticidade e precisa de menos tempo para preparar receitas.

Aprenda a fazer polpa de acerola para suco

Aprenda a fazer polpa de acerola para preparar sucos – Foto: Shutterstock

Como fazer polpa de acerola?

  1. Primeiramente, separe as frutas que você vai usar para fazer a polpa. Como a acerola é comprada em grandes quantidades, algumas podem vir estragadas
  2. Depois, lave-as. Não é necessário higienizar uma por uma, basta lavá-las dentro de uma vasilha grande para ter menos trabalho
  3. Se quiser fazer a polpa sem o caroço das frutas, agora é o momento de retirá-lo. Mas saiba que este passo até mesmo retira nutrientes! Vai do seu gosto
  4. Como se fosse preparar um suco, coloque as frutas no liquidificador com água filtrada e bata bem até formar uma mistura homogênea
  5. Em seguida, passe todo o líquido por uma peneira fina
  6. Agora é só colocar em recipientes herméticos ou sacos específicos para congelamento e levar ao freezer
  7. Espere congelar e depois use nas receitas que preferir!

Dicas para fazer polpa de acerola

  • As medidas são simples: uma xícara de acerolas para uma xícara de água. Se você colocar mais fruta, poderá danificar seu liquidificador!
  • Coloque uma etiqueta no recipiente com a data que você preparou a polpa. Assim, você vai saber o prazo de validade.
  • Quando for fazer suco de acerola com a polpa, lembre-se que se exagerar na água durante o preparo, a bebida poderá ficar muito fraca. Afinal, a polpa já leva água!