O almoço dessa Páscoa está por sua conta? Então, é hora de entender: com grandes poderes, vem grandes responsabilidades! E as possibilidades de receitas para um bom almoço de Páscoa são infinitas. É preciso agradar uma mesa lotada de familiares famintos. Assim, fica dica: aposte nos clássicos, que não tem erro! Por isso, o Guia da Cozinha te guiará pelo passo a passo de como dessalgar o bacalhau corretamente.

Isso porque o bacalhau é o grande protagonista do almoço de Páscoa e, para prepará-lo corretamente, é imprescindível que o processo de dessalga seja bem feito. Em seguida, arregace as mangas e prepare-se para fazer um bacalhau digno do almoço de Páscoa!

Antes de mais nada, o que é bacalhau?

Sem delongas: o bacalhau não é um único peixe! Na realidade, existe mais de um tipo de bacalhau no mercado. O verdadeiro e mais valorizado é o da espécie Gadus morhua, também conhecido como Bacalhau Porto Imperial.

Já aqueles que possuem uma carne considerada menos nobre, vêm da espécie Gadus macrocephalus. No mercado, podemos encontrar as duas espécies à venda, uma com um valor mais alto do que a outra, ambos sendo fornecido em formato de postas ou em lascas.

Por que o bacalhau é cheio de sal?

Por ser um peixe “estrangeiro”, o bacalhau passa por um processo de salga para conservar seu sabor até o momento em que chega às nossas mesas. Por isso, este procedimento serve também para retirar a umidade e conservá-los frescos por mais tempo!

Este tipo de peixe é comercializado sem cabeça, devido ao longo período de transporte, então é importante priorizar a compra em locais de confiança. Dessa maneira, é mais difícil identificar a qualidade do peixe sem a cabeça.

Apesar de a salga ser um processo importantíssimo para a conservação do bacalhau, não devemos consumir o peixe cheio de sal! Por isso, é necessário dessalgar o bacalhau para preparar nossas receitinhas favoritas.

Por fim, como dessalgar o bacalhau?

Na hora de comprar seu bacalhau para o almoço de Páscoa, você encontrará duas opções: o tipo seco e salgado, que tem um preço mais acessível, e o dessalgado e congelado, que é um pouco mais caro. E é sobre o primeiro tipo que estamos falando aqui!

O tipo seco e salgado tem um preço mais acessível justamente porque te dará um pouco de trabalho na hora do preparo. Para dessalgar o bacalhau, é preciso investir um tempinho a mais, mas não se preocupe, porque é bem fácil de fazer!

Passo a passo para dessalgar o bacalhau:

  1. Retire o excesso de sal colocando as postas, as lascas ou os pedaços do bacalhau em uma vasilha com a pele virada pra cima e deixe cair um fio de água corrente por aproximadamente 10 minutos.
  2. Em seguida, cubra o peixe com água bem gelada e coloque a vasilha dentro da geladeira. Dica: A temperatura da água precisa ser fria para deixar o peixe mais macio e consistente, além de evitar que exale cheiro forte na fase de preparo.
  3. Mantenha o bacalhau na geladeira por pelo menos 24 horas
  4. Troque a água 3 ou 4 vezes. E não se esqueça de adicionar sempre água gelada.