Frita, recheada, assada, cozida, purê… Não importa o tipo de batata, fato é que o vegetal está sempre presente no cardápio! Assim como as variações na forma de preparo, há também como se aventurar na cozinha com um elemento ainda mais básico: a batata em si!

Ou seja, para além da batata inglesa, que é a mais tradicional, é possível experimentar a doce, a yacon, a baroa ou a asterix, que tem características, benefícios e nuances de sabor próprias.

Segundo a nutricionista e gastrônoma, chef Laura Franco, as batatas são uma excelente fonte de carboidratos complexos, que são uma importante fonte de energia para o corpo. Quando consumidas com a casca, são ricas em fibras que ajudam na digestão, promovendo a saciedade e mantendo um intestino saudável. Além disso, contêm uma variedade de vitaminas e minerais que são importantes para a saúde geral do corpo!

Saiba como aproveitar cada tipo de batata

Apesar dos inúmeros benefícios e grande potencial para gerar receitas, nem todo tipo de batata é o mesmo! Algumas podem até ser irreconhecíveis para quem tem apenas a batata inglesa como referência da aparência de uma batata.

A diferenciação entre os tipos de batata é extensa. Porém, vamos focar apenas no que é mais importante ao mundo da culinária: seus benefícios nutricionais e melhores formas de preparo. Confira as principais!

A clássica batata inglesa

É uma fonte de carotenoides e flavonoides, compostos que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, de acordo com a chef Laura Franco. Ou seja, o consumo regular de batata inglesa auxilia no combate aos radicais livres, que são responsáveis por danos às células saudáveis do organismo.

No cardápio, esse tipo de batata é ótima para fazer purê, mas também pode ser frita ou assada.

Batata-doce, fit e saborosa

No purê ou simplesmente cozida, a batata-doce fica ótima! A chef Laura ainda indica prepará-la cozinhando no micro-ondas e, em seguida, dourando na frigideira com um pouquinho de manteiga (ou azeite) e sal.
Quanto aos benefícios nutricionais, a batata doce é rica em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C e diferentes sais minerais, o que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

Já provou a batata yacon?

Mais adocicada, os sabores da yacon são mais valorizados em preparos que exigem a batata assada ou cozida.
Este tipo de legume vale o investimento, porque possui atributos prebióticos, os quais contribuem positivamente para a saúde intestinal.

Os benefícios da batata baroa

Uma delícia na forma de purê ou cozida e salteada na frigideira com azeite ou manteiga e temperos, a batata baroa proporciona diversos benefícios para a saúde, como o aumento da imunidade e um melhor funcionamento do sistema digestivo.

Isso porque esse tipo de batata é fonte de vitaminas do complexo B e vitamina C, além de vários outros micronutrientes.

Versátil, a batata asterix permite receitas ousadas

Por ser mais rica em amido e mais sequinha, a batata asterix é ideal para fritar, fazer nhoque e também purê.

Fora da cozinha, quando o assunto é nosso corpo, esse tipo de batata se destaca por ser fonte de ferro, fósforo, cálcio, magnésio e zinco, ou seja, contribuindo para um aumento da imunidade.