O creme de leite é um ingrediente muito usado em receitas tanto doce quanto salgadas da culinária brasileira. Mas você conhece a nata? Com um alto teor de gordura, o insumo tem gosto um pouco diferente do popular creme de leite (alguns dizem que é mais gostoso). E o melhor: tem como fazer nata em casa.

Enquanto o creme de leite de caixinha tem entre 10% a 20% de gordura, a nata varia entre 40% e 45%. Isso indica que ela é um creme de leite pasteurizado com textura bem densa e concentrada. Ou seja, sempre precisa estar refrigerada!

O legal é que dá para usar a nata em inúmeras preparações gostosas. Sabe aquele chantilly maravilhoso que usamos para incrementar um bolo ou torta? Pois é, dá para fazer com ela! Basta bater com um pouco de açúcar e voilà! Além disso, esse creme de leite diferente e delicioso também é muito indicado para quem gosta de algo cremosinho para passar no pão.

Outra coisa, você já notou que, quando o leite fica em repouso, uma camada de gordura é formada na superfície do recipiente? Isso nada mais é do que a nata, que são esses glóbulos de gordura. Por isso, existe um jeito não muito prático de prepará-la em casa apenas com leite integral fervido. Levando este leite ao fogo médio, a camada de nata irá se formar em cima e você poderá retirá-la. Mas como é muito pouco, o processo deverá ser repetido inúmeras vezes e levará muito tempo.

Por isso, a gente vai te ensinar um jeito muito mais fácil de preparar o ingrediente aí na sua casa. Então presta atenção a seguir e aprenda a como fazer nata caseira! Não dependa do supermercado para ter sempre esta delícia na palma da sua mão. Veja aqui o passo a passo em seguida:

Nata caseira

Tempo: 30min 
Rendimento: 500g 
Dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 500g de creme de leite fresco
  • ⅓ de água para completar a panela que você usar

Modo de preparo: 

  1. Coloque o creme de leite e a água na panela
  2. Misture até tudo homogeneizar
  3. Mexa em fogo baixo por cerca de 30 minutos até o creme de leite reduzir
  4. Você saberá que está pronto quando o creme de leite ficar ainda mais cremoso e denso, sem a água
  5. Agora é só usar a nata nas receitas que preferir!