Já aconteceu de tirar o bolo do forno e ele murchar? Ou quando cortou, ele estava com aparência de cru mesmo com a massa estando firme? Essa é uma situação é mais comum do que se imagina na cozinha. Se isso aconteceu com você, saiba que este é um evento canônico e tem até um nome para isso: bolo embatumado.

O bolo embatumado é o nome dado para quando o bolo fica com esse aspecto “massudo”. Nesse sentido, a massa fica com uma aparência de cru mesmo completamente cozida. A má notícia é que em casos como esse, quando o bolo já está pronto, não é possível fazer muita coisa.

Mas fique tranquila (o)! Esse problema é bem mais fácil de resolver na hora do preparo, por isso, separamos seis dicas que podem te ajudar a evitar o bolo embatumado por aí. Confira quais são!

6 dicas que fazem diferença na hora de preparar seu bolo

Por mais que um bolo pareça bem simples de preparar, isso não é uma garantia de que o bolo ficará 100%. Afinal, a etapa de bater a massa é importante, mas existem outros fatores que implicam no preparo. O forno, por exemplo, é essencial para assar. Entretanto, dependendo da temperatura, pode deixar seu bolo solado. No caso do bolo embatumado, existem diversos fatores que podem levar a esse aspecto. Citamos alguns deles abaixo!

1. Procure usar ingredientes em temperatura ambiente

Para que seu bolo dê certo e fique fofinho, é muito importante que a manteiga e os ovos estejam em temperatura ambiente, principalmente se o bolo levar claras em neve. Isso porque, as claras podem desmanchar ao entrar em contato com um desses ingredientes gelados. Portanto, isso pode fazer seu bolo desandar.

2. Tenha cuidado com o fermento

Você já deve ter percebido que a maioria das receitas de bolo recomenda que o fermento seja colocado por último. Pois saiba, que esse é um dos segredos para evitar que o bolo embatumado. Como ele determina o crescimento, deve ser acrescentado com cuidado. Por isso, o ideal mesmo é acrescentá-lo aos poucos na massa!

Aliás, outro detalhe que também pode deixar o bolo embatumado é o fermento que perde sua função. Para descobrir se isso ocorreu com o seu, você pode fazer o teste do fermento. Basta despejar um pouco de fermento em um copo: se borbulhar, então está bom para uso; por outro lado, caso não levante bolhas, significa que o fermento está velho.

3. Evite bater demais a massa

Ao bater demais a massa, ela corre o risco de perder o ponto e isso altera a estrutura da manteiga e o ovo. Para garantir que seu bolo fique fofinho, é só bater a massa até ficar uma mistura homogênea!

4. O forno precisa estar na temperatura certa

Ligar o forno e colocar o bolo em seguida também pode deixar o bolo embatumado. O ideal é deixar o forno pré-aquecer de 10 a 15 minutos antes. Ah, e não precisa ser na temperatura máxima, viu? Cada receita de bolo especifica uma temperatura de forno diferente, então é bom se atentar.

5. Nada de abrir o forno

Abrir o forno também pode prejudicar o seu bolo, principalmente nos primeiros vinte minutos. Nessas horas, a melhor coisa a se fazer é controlar a temperatura do forno e não ficar mexendo na massa. O velho truque do garfo ou do palito para espetar o bolo funciona muito bem, mas lembre de deixar a massa pelo tempo recomendado.

6. Espere para desenformar

Ao retirar do forno, não coloque o bolo direto em uma superfície fria, muito menos tente desenformar quente. Além de deixar o bolo embatumado, essas atitudes ainda podem fazer com que o bolo rache e quebre. Para evitar o choque térmico, a melhor coisa a se fazer, é deixar esfriar assim que retirar do forno em cima de um descanso de panela.

Bolo embatumado nunca mais depois dessas dicas! Se você gostou compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também saibam dessas dicas.

E para ter o bolo perfeito, saiba evitar os principais erros cometidos no preparo. No vídeo, temos alguns: