Alimentos na feira para emagrecer
Alimentos da feira podem te ajudar a emagrecer - Foto: Shutterstock

5 alimentos para comprar na feira e comer sem culpa para emagrecer

Conheça alimentos ricos em carboidratos bons que você pode adicionar na dieta para emagrecer. Dá para gastar pouco, comendo bem e saudável!

Você piscou e o verão está se aproximando e o final do ano, a busca por dietas para emagrecer volta a crescer! Mas mesmo estando à procura do corpo dos sonhos, não aposte em truques mirabolantes para alcançar sua meta! É importante investir em uma alimentação balanceada aliada a um estilo de vida saudável, com atividades físicas.

E para isso existem alimentos que são infalíveis na hora de pensar no cardápio para uma dieta. Todos os produtos podem ser comprados na feira, te ajudando a economizar. Você não precisa se livrar dos carboidratos, por exemplo. Basta substituí-los pelas versões “do bem”, que podem ser consumidos sem culpa.

Para quem quer emagrecer, os carboidratos “bons” são uma ótima opção devido ao baixo índice glicêmico que gera uma absorção mais lenta no organismo. Assim, o corpo produz energia gradativamente, não usando todas as calorias e evitando o estoque em forma de gordura. Além disso, quando consumido da forma correta, esse macronutriente pode te ajudar a ganhar energia. Ele também controla os níveis de glicose e regula a insulina.

Mas tome cuidado: esse não é o caso dos carboidratos refinados e industrializados. Os macronutrientes encontrados em doces, massas e biscoitos (na forma de açúcar e farinha branca) são absorvidos pelo organismo, causando picos de energia. Essas calorias não são totalmente usadas e acabam gerando problemas para nossa saúde, além de serem armazenadas em forma de gordura.

Segundo a nutricionista Isabela Zago, o fato de muito açúcar e farinha serem acrescentados de forma não calculada nos alimentos pode levar a alterações metabólicas. Algumas delas são “resistência à insulina, aumento de gordura de maneira geral (principalmente abdominal), diabetes e excesso de colesterol”.

Para te ajudar na dieta, a especialista selecionou 5 opções de carboidratos do bem para você adicionar ao cardápio. Dá para comprar tudo na feira e comer sem culpa, garantindo todos os benefícios e emagrecendo sem sacrifício! Consuma com moderação, adaptando às suas necessidades. Confira:

Frutas

Conheça agora as frutas com baixas calorias para incluir na sua alimentação

Frutas para incluir na sua alimentação – Foto: Shutterstock

É importante que as frutas sejam inteiras e não processadas! Assim, você garante todos os benefícios desses alimentos. Boas opções com pouco carboidrato são morango, maçã, pêra e laranja, enquanto com uma quantidade maior desse macronutriente temos banana, manga e caqui. Tudo vai depender dos seus objetivos com a dieta.

Grãos

Grãos diversos em cumbucas pretas

Grãos diversos – Foto: Shutterstock

Grãos também são ótimos para incrementar sua alimentação durante uma dieta para emagrecer. É possível apostar em ervilha, feijão, grão-de-bico e lentilha. Além de serem ricos em carboidratos bons, esses alimentos contém muita proteína.

Batata-doce

Batata-doce

Batata-doce – Foto: Guia da Cozinha

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em uma porção de 100 gramas, a batata-doce conta com 20g de carboidratos. Não é à toa que ela é o alimento clássico dos marombeiros! A batata-doce também é rica em fibras, o que ajuda na sensação de saciedade, além de ser fonte de energia.

Batata baroa (mandioquinha)

Várias batatas baroas

A batata baroa ou mandioquinha – Foto: Shutterstock

A batata baroa, também conhecida como mandioquinha, possui benefícios parecidos com os da batata-doce. Ela também ajuda na saciedade e dá energia devido aos seus carboidratos, fibras, vitaminas e nível glicêmico médio. Em 100g de batata baroa, há 17,2g de carboidrato, a fins de comparação.

Sementes

Sementes variadas

Sementes variadas – Foto: Shutterstock

Linhaça, chia, quinoa e sementes de abóbora, gergelim e girassol são excelentes opções de alimentos a serem inseridas no cardápio de quem quer emagrecer. Além de contarem com os carboidratos de baixo índice glicêmico, são ricas em fibras e vitaminas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *