Mudança de hábitos alimentares, redução de impactos ao meio ambiente e uso de técnicas de aproveitamento integral do alimento. As ações fazem parte da gastronomia sustentável, uma especialização dentro da culinária focada em práticas mais responsáveis para a produção de comida e no melhor aproveitamento de recursos naturais.
Não é à toa que a sustentabilidade tem mudado o mercado de alimentação. No ranking criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ocupa a décima posição entre aqueles que mais desperdiçam comida no mundo, jogando fora anualmente cerca de 27 milhões de toneladas de alimento.
Ao mesmo tempo, o Brasil não passa despercebido quando o assunto é fome. De acordo com o relatório ‘O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo’ (SOFI), publicado recentemente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 70,3 milhões de brasileiros estavam em insegurança alimentar moderada em 2022. No mesmo ano, 21,1 milhões enfrentaram a insegurança alimentar grave, sem acesso à comida.
Desperdício zero
O aproveitamento integral dos alimentos é um tema de debate dentro da culinária. Na cozinha da gastronomia tradicional, cascas, sementes, talos de legumes e verduras costumam preencher o lixo após o preparo de receitas. Esses ingredientes podem parecer fadados ao descarte, mas ainda há quem enxergue novas funções para eles dentro da culinária.
Para além impactar negativamente o meio ambiente através do descarte impróprio e ainda potencializar a insegurança alimentar, o desperdício de ingredientes que integram o grupo das “partes não convencionais dos alimentos” também pode acarretar um prejuízo nutricional ao consumidor.
“Se você compra um alimento, compra a casca, semente e todo o resto junto. Se começa a jogar fora essas partes, está jogando fora um ingrediente que muitas vezes possui mais nutrientes do que o próprio alimento”, afirma Maristella Sodré, especialista na eduK e chef de cozinha especializada em gastronomia sustentável.
Em determinados casos, como a banana, a casca concentra mais vitamina C e possui o dobro de potássio que a polpa da fruta. Entre os benefícios, a ingestão da casca de banana combate a prisão de ventre e auxilia na regulação do colesterol no sangue.
Para começar a mudar os hábitos alimentares e adicionar as partes não convencionais dos ingredientes no dia a dia, Sodre ressalta que não é necessário muito esforço: a princípio bastaria uma higienização adequada do alimento. Estar disposto a experimentar novos preparos e sabores é outro passo a seguir.
“Na hora da preparação, você ainda vai ter mais comida, mais textura e mais sabor para acrescentar no seu prato”, adiciona a chef.
E quebrar o estigma de que tudo o que é saudável possui um sabor “sem graça” também é fácil. Utilizando os ingredientes que você já tem na geladeira ou na despensa, combinados com os temperos certos, é possível realizar receitas surpreendentes.
Pensando em tornar o cardápio diário mais acessível, sustentável e sem desperdício, a chef Maristella Sodre ensinou ao Guia da Cozinha uma receita deliciosa de carne louca de casca de banana com purê rosa. O prato rende oito porções e a família inteira pode provar e ainda repetir. Confira abaixo:
Receita de carne louca de casca de banana com purê rosa
Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: médio
Ingredientes:
- 1 kg de batata inglesa com casca
- 1 beterraba grande cozida com casca
- 3 dentes de alho triturados
- 50g de alho-poró
- 6 cascas de Banana (cortadas e marinadas em molho shoyu ou limão)
- 130g de pimentão verde picado
- 130g de pimentão vermelho picado
- 130g de pimentão amarelo picado
- 300ml de molho de tomate artesanal
- 200g de cebola
- sal e pimenta a gosto
- Óleo de gergelim para refogar
Modo de preparo:
Para o purê
- Cozinhe as batatas e amasse-as com casca e tudo. Reserve os resíduos das cascas e a água do cozimento das batatas;
- No forno, coloque a beterraba embrulhada em papel alumínio a uma temperatura de 180°C e deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora;
- No liquidificador bata as cascas das batatas, a beterraba com um pouco da água do cozimento;
- Refogue com óleo de gergelim o purê de batata com o alho, manteiga, sal e pimenta e o suco de beterraba com as cascas batidas no liquidificador até obter a textura desejada.
Para a carne louca de casca de banana
- Em uma panela refogue a cebola, o alho-poró picado e os pimentões por aproximadamente 2 minutos;
- Adicione as cascas de bananas já cortadas e marinadas e deixe refogar por aproximadamente 1 minuto;
- Adicione o molho de tomate, deixe cozinhar por 3 minutos;
- Acrescente sal e os temperos desejados e pronto.