Preparar molho de tomate caseiro é uma boa alternativa para quem quer ficar longe dos industrializados do supermercado. Além de ser mais saudável por ser feito com ingredientes fresquinhos e sem aditivos, o preço final ainda fica bem mais em conta.

O molho de tomate perfeito pode ser usado nas mais variadas receitas. Dá para usar em diversas massas, como o clássico macarrão e em lasanhas; em carnes bovinas ou frango; e até mesmo para ser mergulhado com a salsicha do hot-dog. Versatilidade que chama!

Se você gostou da ideia e está pensando em preparar seu próprio molho de tomate caseiro, saiba que é preciso ter atenção aos detalhes. Isso porque, ainda que a receita seja muito fácil, alguns truques na manga são essenciais na hora de prepará-la. Mas não se preocupe que o Guia da Cozinha te ajuda nessa!

Primeiro, é muito importante que você selecione os ingredientes com cuidado. Os tomates, que são as estrelas da receita, devem estar maduros, vermelhos e firmes para que tudo saia perfeito. O alho e cebola também não devem competir com os demais ingredientes na hora de cozinhar.

E não é em qualquer panela que você pode preparar o molho! O melhor é optar por panelas feitas com aço inoxidável, vidro, argila ou as revestidas de esmalte metal. A indicação é devido ao tomate, ingrediente alcalino cuja receita deve ser feita em recipientes feitos de materiais não reativos ao cozimento.

Mas aqui está a principal dica: fogo baixo é o segredo para o molho perfeito. Você precisa ter paciência para cozinhar em fogo baixo o tempo todo. Isso evita que você queime o que está na panela, além de não deixar que o molho fique muito concentrado.

Agora que você já está por dentro dos truques, experimente preparar seu próprio molho de tomate caseiro com essa receita do Guia da Cozinha. Sinta-se um verdadeiro chef e aprecie o verdadeiro sabor dos ingredientes, com muito mais saúde.

Ingredientes do Molho de tomate caseiro:

  • 8 tomates maduros em pedaços
  • 1 cenoura picada
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola pequena picada
  • Sal e manjericão fresco a gosto

Modo de preparo:

No liquidificador, bata o tomate, a cenoura e a água até homogeneizar. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até dourar levemente. Junte o tomate batido e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e manjericão a gosto. Sirva com a massa de sua preferência.