Deu vontade de comer um lanche gostoso bem no meio da semana? Esse hambúrguer vegano de feijão branco, espinafre e alho-poró é uma ótima pedida para o jantar. Cheio de nutrientes essenciais, você nem vai perceber que está comendo algo super saudável com tanto sabor!

Se você não come carne ou está passando por esse processo, não pense que vai precisar deixar de comer um hambúrguer delicioso. É muito fácil transformar receitas tradicionais em versões plant-basedcomo essa! Basta não desprezar o valor dos vegetais e suas inúmeras possibilidades.

E o melhor de tudo é que você pode gastar menos preparando essa receita em casa. Transforme-se em um verdadeiro chef de cozinha fazendo esse hambúrguer vegano caseiro. Anote os ingredientes e preste atenção no passo a passo para conseguir preparar o lanche perfeito aí na sua casa! Confira:

Tempo: 2h
Rendimento: 6 unidades de 100g
Dificuldade: médio

Ingredientes do Hambúrguer vegano:

  • 200g de feijão branco
  • 300g de espinafre
  • 100g de alho-poró picado
  • 30g de cebola picado
  • ½ pimentão vermelho cortado em pedaços bem pequenos
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres (sopa) de salsa
  • 1 colher (chá) de coentro
  • ½ colher (café) de sal e pimenta do reino
  • 1 colher (chá) de páprica doce

Modo de preparo:

Deixe os feijões branco de molho por, pelo menos, 3 horas para hidratar bem. Depois, escorra toda a água. Coloque os feijões em uma panela de pressão com água nova passando uns 2 dedos acima do feijão. Leve ao fogo alto e quando a água começar a ferver, diminua o fogo para médio, tampe e deixe cozinhar por 30 minutos, aproximadamente. É importante que os feijões estejam bem cozidos a ponto de amassar com os dedos.

Após o cozimento, escorra toda a água e amasse os feijões até virar um purê. Em seguida separe e lave as folhas de espinafre, cozinhe no vapor por alguns minutos. Depois aperte com as mãos para que soltem o excesso de água. Em seguida, pique bem picadinho e misture com o purê de feijão.

Em uma panela ou frigideira, coloque o azeite de oliva, refogue a cebola cortada em cubos finos e o alho-poró. Após dourar, desligue o fogo tempere com sal, pimenta e páprica. Misture o refogado com o purê de feijão e espinafre. E, por último, adicione a salsa e o coentro picadinho.

Agora é hora de dar forma ao hambúrguer vegano. Se preferir pode utilizar um aro modelador. Leve os hambúrgueres no forno a 180 °C, em um tabuleiro ou assadeira previamente untada com um pouco de azeite de oliva, até que estejam bem dourados de ambos os lados. Pronto, agora é só montar o lanche como preferir e servir!

Fonte: Divulgação / Água Doce Sabores do Brasil