Comum em partes da região sul do Brasil, a chimia (um termo aportuguesado da palavra alemã Schmier) representa diferentes tipos de comida que podem ser passadas no pão. As receitas são variadas e incluem preparos feitos a partir de ovos, frutas, legumes e até mesmo plantas. Similar à uma geleia, a chimia é uma opção deliciosa para acompanhar o café da manhã e o lanche da tarde.

Na hora de fazer a sobremesa, a doçura é você quem decide. O único requisito para se manter fiel à tradicional iguaria gaúcha é deixar o doce com bastante consistência. Para isso, basta manter na panela o bagaço do ingrediente e, se possível, as cascas.

Pensando em um acompanhamento muito saboroso para você passar no pão, o Guia da Cozinha trouxe esta receita deliciosa de chimia de uva. De tão gostosa, já é certeza que quem provar vai querer repetir a dose. Faça hoje mesmo!

Receita de chimia de uva

Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado
  • 6 xícaras (chá) de uvas pretas higienizadas, com casca e sem semente
  • Água suficiente para cobrir as uvas na panela
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, coloque as uvas e a água, deixando ferver por aproximadamente 10 minutos.
  2. Retire o restante da água e adicione o açúcar.
  3. Deixe as uvas cozidas ferverem com o açúcar, mexendo sempre, até alcançar o ponto de geleia. Enquanto isso, adicione o suco de limão e vá provando para ajustar o sabor. Se precisar, adicione mais açúcar ou mais suco de limão.
  4. Quando estiver na textura de geleia, desligue o fogo e transfira a chimia para potes de vidro previamente esterilizados.
  5. Deixe esfriar e sirva a chimia de uva.