Você já ouviu falar de “carne” de casca de banana? Nutritiva e cheia de benefícios, essa receita é perfeita para quem busca explorar cada vez mais os novos territórios da cozinha. Ainda mais, esse tipo de “carne” é uma alternativa vegana, que evita o desperdício! Mas, afinal, vamos esclarecer: a “carne” de casca de banana é um prato feito com a parte interna da casca de banana verde, que é rica em amido.

Benefícios da “carne” de casca de banana

Apesar de ser famosa entre o público vegano e vegetariano, esse tipo de “carne” pode ser interessante até por quem não segue nenhum tipo de dieta restritiva. Caso você busque, por exemplo, aumentar sua ingestão de fibras, essa pode ser uma adesão muito interessante para o cardápio. Neste caso, a casca de banana ajuda a regular o trato intestinal e a manter a digestão saudável, uma vez que é rica em fibras solúveis e insolúveis.

De forma complementar, o consumo da casca de banana também oferece propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que garantem o bom funcionamento das células. A presença de vitaminas e minerais também entram na lista de pontos positivos dessa receita. Isso porque a casca fornece vitamina B6 e os minerais como potássio, magnésio e manganês.

Aliás, o potássio presente no ingrediente é importante para manter a saúde cardíaca e ajudar a controlar a pressão arterial. Entretanto, a casca de banana é geralmente difícil de ser digerida e consumida como alimento, então é muito importante prepará-la de forma adequada antes de consumi-la. A seguir, confira o passo a passo:

Receita de “carne” de casca de banana:

Tempo de preparo: 20min

Rendimento: 2 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 4 cascas de bananas verdes
  • 1 colher (de chá) de sal
  • 1 colher (de sopa) de óleo de coco

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, lave as cascas de bananas verdes e retire o miolo branco das cascas com a ajuda de uma faca.
  2. Em seguida, corte as cascas em tiras finas.
  3. Em uma panela, aqueça o óleo de coco em fogo médio.
  4. Adicione as tiras de casca e tempere com sal.
  5. Logo depois, frite as cascas por cerca de 2 a 3 minutos, até que estejam macias e douradas.
  6. Sirva quente como acompanhamento ou adicione à sua salada.

Colaboração: Dra. Valéria Goulart, médica nutróloga e endocrinologista