Que ela é gostosa, todo mundo já sabe. Mas você tem ideia dos benefícios da água de coco? Geralmente, essa é uma bebida que tomamos na beira da praia naqueles dias quentes, direto do coco. Mas é possível adicioná-la à sua rotina comprando o coco no supermercado, por exemplo.

E agora que a temporada do calor está chegando, vem com ela também a necessidade de redobrar a atenção sobre a nossa hidratação. Segundo a nutricionista Fernanda Monteiro, é comum que o corpo perca mais líquido nos dias muito quentes, como no caso do verão. Assim, é essencial se manter hidratado, em especial quando há muita exposição ao sol.

Além de beber água para se manter hidratado, é possível incluir a água de coco ao seu cardápio devido às suas qualidades. A especialista destaca que trata-se de uma “ótima fonte de nutrição, saúde e energia”. “É uma bebida rica em vitaminas, minerais, carboidratos, aminoácidos e antioxidantes e age como isotônico natural”, acrescenta.

Se você ainda não conhece ou quer saber mais sobre os benefícios da água de coco, veja cinco deles a seguir, todos listados pela nutricionista! Confira:

Coco aberto com canudo

Conheça os benefícios da água de coco – Foto: Shutterstock

Hidratação em alta

Como já mencionamos, a água de coco te ajuda na hidratação, especialmente nos dias mais quentes. “A água de coco ajuda na reposição dos líquidos e é bastante indicada em casos de desidratação, seja por motivos de doença, como diarreias e vômitos, ou após a prática de exercícios”, diz Monteiro.

Além de ajudar na hidratação, a bebida também auxilia na nutrição do organismo devido às suas propriedades nutricionais. A água de coco conta com minerais e aminoácidos que tem baixo teor calórico, ou seja, não interferem no peso.

Reduz cansaço e estresse

Uma das consequências da desidratação é a lentidão do organismo e das atividades cerebrais, fazendo com que fiquemos cansados. E o resultado disso tudo é maior fadiga no dia a dia. Um dos benefícios da água de coco é ajudar a diminuir esse estresse por meio do potássio e magnésio. “Por reidratar o corpo, a água de coco aumenta a energia e auxilia no relaxamento muscular”, destaca a nutricionista.

Fortalece o sistema imunológico

Além da hidratação e nutrição, a água de coco também é boa aliada do sistema imunológico devido à alta quantidade de vitamina C. Essa substância ajuda a evitar que doenças virais sejam contraídas com mais facilidade e soma-se às vantagens da bebida.

Auxilia o funcionamento dos rins

A bebida também pode ajudar na eliminação de toxinas do corpo, estimulando o funcionamento dos rins. Além disso, a água de coco também atua na produção e excreção de urina. “Quanto mais urina produzida, maior a eliminação dos pequenos cristais que podem dar origem a pedra nos rins, prevenindo os cálculos renais”, explica Monteiro.

Ajuda na ressaca

Está procurando algo para te ajudar na ressaca? A bebida também é uma boa aposta. Ela pode repor o líquido perdido depois de uma bebedeira, amenizando os desconfortos. “Consumir bebida alcoólica faz com que percamos a água do corpo através da urina, o que pode causar a desidratação, resultando em sintomas, como dor de cabeça, fadiga, mal-estar, tontura, náuseas e sede”, ressalta a nutricionista.

Colaboração: Fernanda Monteiro, nutricionista da Campo Largo