Apesar de ser um dos recheios mais requisitados pelos clientes, o morango é um grande desafio para os confeiteiros. Se não houver muito cuidado, a fruta in natura pode soltar muita água em bolos e sobremesas.

Usar frutas frescas já diminui a validade dos doces, mas caso elas soltem ainda mais água, o prazo é reduzido. Por isso, é essencial saber como utilizá-las da melhor maneira para manter suas sobremesas em perfeito estado e evitar que estraguem.

“O morango é uma fruta que possui bastante água em sua composição. Para termos uma ideia, uma porção com 100g possui 92% de água. Ou seja: é muita coisa. Por isso, simplesmente picar e colocar no bolo não é a melhor maneira de usá-lo porque vai soltar mais água ainda”, explica Bruna Rebelo, professora especializada em bolos altos cobertos com buttercream.

Mas ainda que não seja uma tarefa fácil, não é impossível. Segundo a confeiteira, há um excelente truque para evitar que o morango solte sua água natural no recheio. Assim você não vai precisar temer o resultado no dia seguinte!

“Quando usamos a fruta inteira, como recheio de torta, por exemplo, a gente costuma tirar as folhinhas verdes, mas preservar o cabinho porque funciona como uma proteção. Se for o caso de cortar, ela vai soltar água, além de fazer com que o bolo fique muito mais suscetível a estragar devido à perecibilidade do morango”, conta Bruna.

Como evitar que o morango solte água no recheio

Para te ajudar a usar morango no recheio dos seus bolos e sobremesas sem medo, a especialista explica direitinho o melhor truque que não deixa a fruta soltar água.

  1. Coloque os morangos inteiros de molho na solução de água com água sanitária por 5 minutos
  2. Lave em água corrente, tire as folhinhas e corte em pequenos pedaços
  3. Coloque em uma peneira dentro de uma tigela
  4. Por cima da fruta, adicione duas colheres de sopa de açúcar refinado ou açúcar de confeiteiro para cada 250g de morango; se a fruta já estiver naturalmente doce, pode reduzir um pouco essa quantidade, assim como pode aumentar um pouco se estiver muito azedo
  5. Misture bem e deixe descansar na geladeira por, no mínimo, 30 a 45 minutos (quanto mais tempo de descanso, mais água irá soltar)
  6. Após o período de descanso, pegue os morangos, tire da geladeira e eles estarão prontos para rechearem sobremesas!

Colaboração: Bruna Rebelo, confeiteira e professora especializada em bolos altos cobertos com buttercream.