Confira as opções de leite vegetal que o mercado oferece e quais as recomendações

Se tratando de leite, a bebida de origem animal ainda é a mais consumida ao redor do mundo. No entanto, milhares de pessoas são adeptos ao consumo de leite vegetal, seja por uma escolha ética, de saúde, de curiosidade ou porque acabou enjoando do leite de vaca. Seja quais forem os motivos para essa substituição na dieta, quando pensamos esse produto em origem vegetal, o mais popular é o de soja.

Atualmente, o mercado de leite vegetal está indo muito além do leite de soja. Se você percorrer por alguns supermercados, é capaz de encontrar leite de amêndoas, de coco, de aveia, de caju, de nozes e muitos outros. Cada tipo de leite oferece um benefício e até mesmo textura uma diferente, que você pode até utilizar em receitas.

leite vegetal
Foto: Pexels

O leite vegetal é capaz de ter tantas vitaminas quanto o de vaca. No entanto, é preciso estar atento a quantidade de cálcio que ele proporciona, já que costuma ser muito menor se comparado ao de origem animal. Se você está pensando em acrescentá-lo em sua dieta, procure incluir o cálcio por meio de verduras e/ou suplementação, conforme orientação de um profissional de saúde. Ficou curioso para saber mais sobre essas opções? Listamos abaixo alguns tipos de leite vegetal que você pode encontrar no mercado e algumas dicas para seu consumo. Confira!

Leite de amêndoas

Este tipo de leite é um dos que mais possui quantidade de cálcio e é excelente para incluir em uma dieta low carb, já que as amêndoas proporcionam maior saciedade. Uma dica é utilizar esse leite com chocolate 70% em pó, achocolatado ou com o café, já que ele é naturalmente mais adocicado. Um consumo regular dessa bebida fortalece os músculos, pode ajudar a prevenir osteoporose e suplementa os níveis de magnésio no organismo.

Leite de coco

O leite de coco é muito utilizado na culinária no preparo de pratos salgados e doces. Ele é muito fácil de ser preparado em casa mesmo, batendo a “carne” do coco ralada com um pouco de água quente. Seus benefícios incluem gorduras boas em sua composição, maior saciedade e como possui pouco carboidrato, é excelente para a redução de peso. Você pode utiliza-lo na preparação de cafés cremosos ou smoothies.

Leite de aveia

Quer um leite rico em antioxidantes, fibras, magnésio, ferro e zinco? O leite de aveia é o ideal! Além de ser uma opção para a saúde do intestino, o leite de aveia pode ser preparado em casa mesmo, basta deixar a aveia de molho por cerca de 6 horas e depois bater no liquidificador com água em temperatura ambiente. Por ser extremamente cremoso, você pode acrescentar em receitas que demandam essa textura.

leite vegetal
Foto: Pexels

Leite de castanha de caju

Com um sabor sutil da castanha de caju, esse leite vegetal é rico em vitaminas A, D e E, além de fortalecer o sistema imunológico e dos ossos. O leite de castanha de caju possui uma boa quantidade de cálcio e é excelente para o preparo de caldos, por conta de sua consistência cremosa.

Leite de soja

O mais popular do mercado, o leite de soja é o que possui maior semelhança, em questões de textura, com o leite de origem animal. É rico em proteínas, fibras e vitamina B. Por ser muito fácil de encontrar no mercado, opte pela versão “zero açúcar”, assim, você garante mais nutrientes e reduz a quantidade de carboidratos presentes na bebida. Você pode utilizar tanto no preparo de pratos quanto no consumo puro.

Leite de avelã

Já pensou que delícia incluir o leite de avelã na dieta? Seu sabor adocicado ainda conta com diversos nutrientes, vitaminas e possui gorduras insaturadas – as consideradas “gorduras boas”. Auxilia no controle do colesterol, evita doenças cardíacas e garante a saúde dos músculos. É indicado no preparo de receitas doces e para acompanhar achocolatados e vitaminas.