Junho já chegou, e com ele vem também a lista da feira para economizar neste mês. Para garantir uma alimentação saudável mesmo no friozinho, o ideal é apostar nos alimentos da época que, além de ficarem mais baratos, também estão mais suculentos.

Você já deve ter percebido que, mesmo falando sobre alimentos da época, é possível encontrar muitas frutas, legumes e verduras durante o ano todo nas feiras e mercados. Isso acontece devido ao avanço das técnicas agrícolas, com uso de agrotóxicos, pesticidas, entre outros tipos de ativos químicos.

Essa intervenção intensa é necessária para que a produção seja possível fora do período de safra desses alimentos, permitindo que eles estejam disponíveis fora da sua sazonalidade.

Mas não é muito difícil entender o caminho contrário desse jogo, não é? Optar por alimentos que estão dentro do seu ciclo natural de produção envolve menos intervenção porque eles já estão mais adaptados ao clima e solo. Assim, há menos agrotóxicos envolvidos, o que resulta em menos custos, mais sabor e saúde.

Como o mês mudou, a safra de alimentos sofre uma leve alterada, especialmente devido ao clima. Em seguida, confira a lista de frutas, legumes e verduras para economizar nesse mês de junho.

Lista da feira de junho

Frutas, legumes e verduras da época podem te ajudar a economizar

Frutas, legumes e verduras da época podem te ajudar a economizar – Foto: Shutterstock

Frutas

Com uma grande variedade de sabores cítricos, o mês de junho não deixa a desejar na lista de frutas disponíveis para essa época do ano.

  • Frutas cítricas como laranja-lima, mexerica e tangerina estão em bom período;
  • Outras opções para comprar barato neste mês são: abacate, kiwi, carambola, mangostão, marmelo, cajá, caqui e maracujá.

Verduras

  • Boas opções são alho-poró, agrião, almeirão, erva-doce e a dupla brócolis e couve-flor.

Legumes

Junho tem uma lista vasta de legumes para se aproveitar, incluindo um alimento que não pode faltar nas populares festas juninas que acontecem ao longo do mês por todo o país.

  • O milho verde tem sua safra em alta durante todo o mês de junho;
  • Abóbora, batata-doce, berinjela, cará, cenoura, ervilha, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha e palmito também estão na lista de alimentos da época.