Nada de misturar um monte de ervas, colocar na água quente e jurar que essa é a melhor forma de fazer chá! Essas técnicas estão longe do que é considerado ideal quando o assunto é o chá perfeito. Na verdade, a temperatura, a qualidade da água, as ervas escolhidas e até mesmo o recipiente em que é servido contribuem para a qualidade do seu amado chazinho!

Então, para aprender de uma vez, basta seguir as indicações simples do Guia da Cozinha! No final dessa lista, te garantimos: você provará o chá mais saboroso da sua vida! Olha só:

4 dicas para preparar o chá perfeito

Antes de mais nada, vamos começar pelo básico: teoricamente, nem tudo o que você entende por chá é realmente chá! O verdadeiro chá seria a denominação correta apenas para as infusões da planta Camellia sinesis, o famoso chá-da-índia. Assim, as bebidas de hortelã, camomila ou frutas vermelhas, por exemplo, são apenas infusões.

Independente do que for, aqui chamaremos tudo de chá mesmo, até as infusões! Vamos para as dicas?

Chá quente é a receita para afastar o friozinho | Foto: Shutterstock

Escolha o melhor chá de acordo com o relógio

De manhã, à tarde ou à noite, uma boa xícara de chá vai sempre bem! Mas, afinal, qual chá tomar? As possibilidades são quase infinitas. Para determinar, então, a melhor opção para você, vale considerar o momento do dia!

Durante a manhã, prefira o chá preto, verde ou de erva mate. O último, em especial, é conhecido por fornecer energia ao corpo! Para diminuir o ritmo e pegar no sono, prefira a camomila e o capim-cidreira durante a noite. Dessa forma, os benefícios de cada chá podem ser melhor aproveitados!

Depois das refeições, os chás de hortelã e de erva-doce são ótimos para estimular o processo de digestão. Seja qual for a sua escolha, vale também explorar outros sabores que fujam do convencional!

Selecione os ingredientes com atenção para obter o chá perfeito

Além de escolher o sabor com sabedoria, é imprescindível tomar cuidado também com a qualidade da água. Afinal, de nada adianta escolher o chá com mais benefícios e os sabores mais requintados se a água utilizada for da pia, não é mesmo? Então, prefira a água filtrada ou mineral sempre!

É melhor chá de saquinho ou natural?

“Melhor” é uma palavra muito forte, cada um tem seus benefícios. Em comparação com o chá de saquinho, o chá natural é mais barato e contém um sabor mais marcante, além de garantir os benefícios das substâncias nele presentes ainda mais fortes. Por outro lado, não é possível negar a praticidade do chá de saquinho!

Escolha sabiamente entre decocção e infusão

A diferença básica entre o chá de saquinho e o natural é o método de infusão. Este é o nome dado ao processo de transferência dos sabores, aromas, propriedades e cores da substância escolhida à água, passando por uma espécie de filtro. Assim sendo, os chá de saquinho são feitos sempre em infusão!

Já os chás naturais podem ser feitos por infusão ou decocção, a depender da substância escolhida. A infusão funciona bem no chá-da-índia e outras misturas de ervas. Nesse caso, vale usar uma caneca de infusão para facilitar o processo!

Chá de gengibre com hortelã e limão | Foto: Shutterstock

Como fazer chá por infusão?

  1. Selecione as ervas de sua preferência conforme indicado nas dicas anteriores.
  2. Em uma chaleira ou canecão, coloque a quantidade de água de acordo com o número de xícaras escolhido.
  3. Nesse meio tempo, pré-aqueça um bule ou xícara com um pouco de água quente.
  4. Depois de esquentar a louça, retire a água e coloque as ervas de sua preferência. Dica: Para critérios comparativos, 1 xícara de água requer 1 colher de ervas.
  5. Quando o água aquecida formar as primeiras bolhas, desligue o fogo.
  6. Sirva a água no seu bule ou xícara em movimentos circulares para permitir a entrada de oxigênio.
  7. Deixe tampado de 5 a 10 minutos e depois aproveite!

Passo a passo do processo de decocção:

Para caules, raízes e frutas, a decocção deve ser o método adotado! Veja como fazer:

  1. Em uma panela funda, coloque – em xícaras – a quantidade de chá que você pretende consumir.
  2. Quando levantar fervura, coloque o caule, raiz ou frutas limpo e cortado em cubos médios.
  3. Deixe ferver com a panela tampada por 10 minutos e desligue.
  4. Espere de 5 a 10 minutos com a panela tampada e passe o chá em uma peneira. Agora é só curtir!

Ao armazenar e servir, preste atenção aos utensílios escolhidos

Potes herméticos e latas são os melhores amigos dos amantes de chá! A conserva nesse tipo de pote mantém as ervas secas e protegidas da luz solar, o que garante a permanência do sabor e o aroma do chá.

Ao preparar, prefira xícaras e bules de porcelana ou vidro, porque o metal pode alterar as propriedades e os sabores do chá. Além do mais, é interessante pré-aquecer os utensílios com um pouco de água quente antes de servir, assim sua bebida ficará quentinha por mais tempo!