Já precisou administrar refeições para muita gente? É um desafio e tanto, né? Então não é à toa que a Xepa do Big Brother Brasil é cheia de brigas, e neste ano não está sendo diferente. Por isso, pensar em como fazer a comida render mais passa a ser um passo estratégico muito importante tanto no reality quanto na vida real.

Se no VIP, os brothers e sisters têm estalecas para garantir uma variedade de alimentos, o segundo grupo só consegue consumir itens como arroz, feijão, ovo, miojo, biscoito e carnes de segunda como língua, moela e fígado. Assim, a divisão fica bem acirrada e acaba gerando conflitos.

Mas não é difícil deixar todo mundo de barriga cheia na Xepa. Basta planejar as refeições e usar alguns truques bem pensados. Pensando nisso, o Guia da Cozinha reuniu algumas dicas importantes para te ajudar a fazer a comida render mais. Vamos lá?

Dicas para fazer a comida render mais

Usando carnes

Rocambole de carne moída

Rocambole de carne moída – Foto: Guia da Cozinha

Quando for ao mercado, lembre-se que carne moída ou desfiada geralmente rende mais. Ou seja, fica mais fácil dividir em porções menores nas refeições. E um preparo fácil e gostoso, que rende bastante, é o rocambole de carne moída, por exemplo, que rende bem mais que a maneira tradicional de cozinhá-la.

Além disso, é possível misturar as carnes com outros ingredientes para fazê-la render mais. Algumas opções são  arroz, macarrão, outro tipo de carne mais barata como linguiça e até mesmo um picadinho com legumes. Você pode conferir receitas deliciosas nesta lista do Guia da Cozinha.

Congele as sobras e use em outras receitas

Usar o freezer é uma excelente alternativa para fazer a comida render mais. Isso porque você consegue economizar e evitar o desperdício aproveitando as sobras das refeições para novas receitas. Ah, e uma dica importante é congelar tudo em pequenas porções para ficar mais fácil de descongelar depois.

Aproveite todas as partes dos alimentos

Algumas partes de frutas, legumes e verduras são jogadas fora sem necessidade. Sim, é possível usar cascas e talos, por exemplo, em receitas incríveis! Além de evitar o desperdício e fazer a comida render mais, você garante muitos nutrientes com as partes não convencionais dos alimentos para as quais geralmente fazem cara feia.

Receitas de travessa

Quibe de travessa

Quibe de travessa – Foto: Guia da Cozinha

Estas são receitas que geralmente rendem bastante para toda a família. Você pode preparar as mais tradicionais, como quibe de travessa, arroz de forno de travessa, polenta de travessa ou inovar como preferir. Confira aqui algumas opções deliciosas para experimentar.

Prepare receitas que rendem mais

Na mesma linha das receitas de travessa, pense naquelas receitas que, realmente, por si só já rendem mais. Além delas, existem muitas outras. Macarronada, feijoada, carne com legumes e risoto são algumas opções deliciosas que vão te ajudar a encher a barriga de muita gente com apenas uma refeição.

Monte o cardápio da semana

Assim você consegue aproveitar o melhor dos alimentos! Quando você pensa em um cardápio para a semana, já consegue imaginar todos os alimentos que serão usados. A partir disso, selecione receitas criativas para que a comida renda mais entre a sua família.