Juntar a família é a desculpa perfeita para preparar um churrasco, ainda mais quanto há uma data especial. E se no Dia dos Pais quem geralmente fica responsável pela comida é o seu pai, que tal dar esse presentão para ele e preparar as carnes você mesmo? Caso seja iniciante, aqui estão dicas para o seu churrasco!
Apesar de parecer simples, existe uma maneira certa de preparar as carnes na churrasqueira. Não, não é só colocar os bifes direto na brasa! Há todo um processo antes disso e também é preciso saber, inclusive, como acender o fogo do jeito mais fácil.
Pensando nisso, o Guia da Cozinha preparou um guia de churrasco ideal para você que quer surpreender seu pai nessa data.
Guia de churrasco para iniciantes
Melhores carnes
O churrasco começa muito antes: é no açougue que está no segredo de todo churrasqueiro. Você precisa saber quais são os cortes certos e a quantidade ideal por pessoa convidada.
Vá com as tradicionais picanha, fraldinha, contrafilé e maminha. Precisam de pouco tempo na churrasqueira, são suculentas e estão no topo do ranking das carnes. Não tem como errar!
Sobre quantidades, leve em conta que um churrasco deve contar com acompanhamentos além da carne. Por isso, entre 300 e 500g por pessoa deve ser o suficiente.
Como temperar
Sal grosso é o clássico tempero dos churrascos. Mas é preciso saber quando salgar a carne: pouco antes de colocá-la na grelha. Se fizer isso muito antes, ela deve desidratar e perder suculência.
No entanto, existem opções para deixar o sabor das carnes mais sofisticado, se você tem vontade de inovar no seu primeiro churrasco. Ervas frescas como tomilho e chimichurri, assim como pimenta-do-reino são boas escolhas.
Como acender churrasqueira
Carnes preparadas, então agora está na hora de acender a churrasqueira. Há duas técnicas mais usadas: uma com álcool e outra com óleo.
A primeira envolve derramar álcool no carvão e então lançar o fósforo aceso para atear fogo. Já na segunda, você fará uma espécie de canudo com um guardanapo e então abrirá uma das pontas para criar uma “taça”. Coloque o papel no meio do carvão, abrindo um espaço, e preencha com óleo de cozinha. Agora é só acender!
Essas são etapas que exigem muito cuidado, portanto, lembre de manusear e ter cautela na hora de acender o fogo.
A hora H
Tudo pronto: a churrasqueira está quente, o fogo está intenso e as carnes estão temperadas; basta selar os bifes. Se forem cortes inteiros, mantenha expostas à brasa por entre 5 a 10 minutos. Para os menores, basta poucos minutinhos para deixar no ponto.
Além disso, é essencial saber os cinco pontos. São eles mal passada, do ponto para mal, ao ponto, do ponto para bem e bem passada. Ainda assim, você com certeza vai acertar se deixar a carne rosada por dentro. Ah, e na hora de servir, verifique as fibras e sempre fatie no sentido contrário das fibras.
Vegetarianos
Apesar de o churrasco ser o evento favorito dos carnívoros, sempre há um vegetariano na família, então não há motivo para ficar de fora! É possível investir em espetinhos especiais para quem não come carne. Nós indicamos opções com proteína texturizada de soja em cubos grandes, cogumelos, cebola, cenoura, abobrinha, milho, pimentão, tomate e queijo coalho.
Acompanhamentos ideais
Não vai errar nisso no seu primeiro churrasco, viu? O churrasco perfeito precisa de alguns pratos essenciais como acompanhamentos. Não pode faltar arroz branco, farofa, vinagrete e maionese, por exemplo. Tudo isso é essencial para completar a refeição!