Não basta só colocar na geladeira! Você sabe como conservar verduras e legumes da melhor forma? Afinal, na rotina de casa é importante saber as melhores técnicas de armazenamento, para aproveitar tudo de forma inteligente antes de estragarem. Nesse sentido, preste atenção, também, ao tipo de alimento em questão na hora de guardar.

Assim, sabendo as melhores técnicas de manutenção da despensa e da geladeira, comprar verduras e legumes para as refeições do dia, da semana ou do mês torna-se uma tarefa ainda mais simples. Por isso, garanta que seus alimentos durem mais e não percam nutrientes com as dicas abaixo:

Confira o jeito certo de conservar verduras e legumes

Confira o jeito certo de conservar verduras e legumes – Foto: Shutterstock

Aprenda a conservar verduras e legumes da maneira correta

Raízes

Em vez de colocar alimentos como cenoura, beterraba e mandioca em sacos plásticos, experimente deixá-los imersos na água em uma vasilha na geladeira. Com isso, eles tendem a durar 15 dias sem perder suas propriedades.

Frutos

No caso alimentos como tomate, pepino, berinjela e abóbora, se ainda não tiverem sido partidos, podem ser armazenados fora da geladeira. Quando já estiverem cortados, é importante guardá-los em recipientes fechados, com um papel toalha embaixo deles, dentro da geladeira, para um consumo ideal de até dois dias.

Grãos

Em recipientes bem vedados fora da geladeira, guarde alimentos como feijão e grão de bico. Ao tirar o alimento da embalagem original, lembre-se de sempre colocar a data de validade em cada um dos potes de armazenamento.

Conservar verduras e legumes é uma etapa muito importante para evitar o desperdício

Conservar verduras e legumes é uma etapa muito importante para evitar o desperdício – Foto: Shutterstock

Legumes

Para diminuir as idas à feira ou ao mercado, congele os seus legumes! Além de deixar o alimento livre de bactérias, o congelamento é uma saída para manter as suas propriedades nutricionais conservadas por mais tempo.

Além disso, também é possível fazer deliciosas conservas com legumes e, assim, aproveitá-los por mais tempo de um jeito diferente!

Verduras

As verduras devem ser guardadas na geladeira! A alface, agrião e rúcula, por exemplo, ficam conservados facilmente com alguns mínimos cuidados. Logo, para durarem mais tempo com boa qualidade vale colocá-las, após lavadas e secas, em potes de vidro ou de plástico com papel toalha entre suas folhas. Deste modo, o papel toalha absorve a umidade dentro dos recipientes, o que prolongará a vida útil desses alimentos.

Para garantir uma conservação ainda mais eficiente, é preciso prestar atenção em qual parte da geladeira o armazenamento ocorre. Ou seja, opte por colocar as verduras nas gavetas inferiores, que as mantêm menos frias.

E aí, curtiu as dicas? Confira essas e outras no vídeo abaixo:

Fonte: B4Waste