Aprenda como fazer chantilly digno de chef e deixe suas receitas doces ainda melhores! Afinal, se você aí curte uma boa sobremesa, certamente um chantilly supercremoso não pode faltar, não é mesmo?! Entretanto, hoje em dia você encontra várias misturas prontas no mercado, mas essas não chegam aos pés de uma boa receita caseira!
Claro que elas facilitam a vida, mas se você é um cozinheiro raiz, sabe que não tem nada melhor do que fazer a própria receita do zero. Assim, surge uma novo desafio: para algumas pessoas, acertar no ponto do chantilly pode ser complicado — e é justamente nessas horas que a gente apela para a mistura pronta, né?!
Existem algumas regras de como fazer o chantilly sem erro, daqueles perfeitos dignos de chef! Logo, se você está começando a se aventurar na cozinha ou quer aprender como fazer essa delícia, o Guia da Cozinha vai te ensinar a fazer essa receita sem muitos segredos! Seguindo esses passos, o resultado é certeiro. Então, partiu aprender como fazer chatilly?
1) Os ingredientes para o chantilly perfeito
Essa é uma etapa muito importante, cuidado para não se perder na lista de ingredientes: açúcar e creme de leite. Só! É isso mesmo, esses são os ingredientes-base para você fazer seu chantilly! Brincadeiras a parte, só preste atenção no tipo de creme de leite que você vai utilizar, ele precisa ser daquele fresco ou pasteurizado. Se preferir, você também pode utilizar a nata no lugar, que também funcionará!
2) Temperatura no processo
Para que tudo dê certo no processo, é muito importante que o creme de leite fresco esteja bem gelado! Inclusive, os utensílios em temperatura mais baixa também vão ajudar para que você atinja o ponto correto mais rápido. Então, está liberado deixar a tigela, de preferência de metal, e o batedor de arames na geladeira.
Caso você more em uma região quente, o truque é ter uma tigela com água gelada com gelo embaixo do recipiente em que você vai preparar o chantilly! Assim, a temperatura será conservada por mais tempo.
3) Batendo os ingredientes
Eis um dos principais dilemas de como fazer chantilly corretamente: bater à mão ou na batedeira? Bom, se você fizer tudo certinho, ambos podem lhe dar o resultado desejado! Mas, quando se bate o chantilly na mão, é muito mais fácil sentir o ponto para evitar que a sua mistura bata demais e vire manteiga.
Dica: Aliás, lembre-se de reservar um recipiente grande para bater os ingredientes, já que a mistura vai dobrar de tamanho!
4) Atingindo o ponto certo
Para saber se você já atingiu o ponto do seu chantilly, basta pegar uma espátula com um pouco do creme e observe: se o creme cair, bata mais um pouco. Se a mistura não cair: parabéns, você atingiu o ponto certo! Para os mais corajosos, experimente virar a tigela de cabeça para baixo, o creme não vai cair se você tiver batido o suficiente.
5) Durabilidade
O creme feito com o creme de leite fresco ou nata tem a validade de 2 dias na geladeira — nada de congelador, beleza? Fez o chantilly hoje, mas só vai usar amanhã? Sem problemas, conserve-o na geladeira, em um recipiente com tampa e use normalmente no dia seguinte.
Dica bônus
Quer dar uma incrementada na sua receita? Experimente colocar extrato de baunilha, raspas de frutas, mel ou licores na mistura quando o creme começa a ficar mais firme. Feito isso, e só seguir batendo até atingir o ponto perfeito!