Como escolher peixe: aprenda truques e evite produtos de baixa qualidade

Como escolher peixe é uma dúvida que cresce durante a Semana Santa. Com o aumento da procura, a oferta também cresce e escolher bons peixes fica ainda mais difícil

Como escolher peixe é uma dúvida comum, principalmente nesta época do ano, em que o consumo cresce devido a Semana Santa. Com o aumento da procura, cresce também a oferta, até mesmo por parte de pessoas que não são do ramo. Por isso, é importante o consumidor ficar atento ao sinais de qualidade do peixe, evitando produtos de procedência e higiene irregulares. A chef e ex feirante Miriam Macatti dá algumas dicas:

Como escolher peixe: aprenda truques e evite produtos de baixa qualidade

1) Peixes frescos

Quando vendido fresco, o peixe não pode apresentar nenhuma sujeira que indique má higiene em sua manipulação, como areia ou plástico. Além disso, deve estar armazenado em ambientes bem refrigerados; verifique a cor e o aroma do gelo em que está depositado: deve estar sem cheiro e incolor.

2) O visual do peixe

O peixe não pode apresentar perfurações, suas escamas devem estar transparentes, firmes e resistentes. Quanto aos olhos, devem estar perfeitos: brilhantes e grandes. E, na hora de pensar em como escolher peixe, lembre-se das guelras: se estiverem amareladas e com muco, demonstram que o peixe não é fresco. Procure pelos peixes em que as guelras são vermelhas, brilhantes e sem muco.

3) Odor

Peixe tem cheiro de peixe. É o único odor que deve apresentar.

4) Bacalhau

Ao escolher o bacalhau embalado deve-se checar o prazo de validade, país de origem, importador e selo de inspeção federal no seu rótulo.

Consultorias: chef e ex feirante Miriam Macatti e Pescados Hermes

LEIA TAMBÉM: 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *