Depois de pular muito Carnaval por aí e ter colocado as habilidades do seu fígado à prova, saber como aliviar a ressaca vai te salvar! Nada de receitas milagrosas e sucos com ingredientes questionáveis, o foco em um cardápio que atenda exatamente ao que o seu corpo precisa já será suficiente para colocar o organismo em ordem novamente.

Para nos ajudar nessa missão e fazer uma contenção de danos, a nutricionista e gastrônoma Laura Franco dá dicas de quais ingredientes mais te ajudarão! Além disso, leia até o final para conferir 2 receitas saborosas para lidar bem com os sintomas da ressaca.

Quais as melhores comidinhas para aliviar a ressaca?

Ao escolher os alimentos que vão compor o cardápio depois de uma rotina de curtição é importante, de acordo com a nutricionista e gastrônoma, pensar em 3 requisitos principais: que as comidas ajudem na reidratação, a repor os nutrientes perdidos e também a acalmar o estômago.

Antes de mais nada, beber muita água é crucial para a recuperação! Como complemento, alimentos líquidos — como sopas e caldos — são uma ótima opção, já que são fáceis de digerir e podem ajudar a repor nutrientes e eletrólitos (aqueles minerais que circulam no organismo).

Frutas, especialmente aquelas ricas em água, como melancia, melão e morangos, podem ajudar na hidratação e fornecer vitaminas. Rica em potássio, a banana também ajuda a repor os eletrólitos perdidos durante a ressaca.

Ovos e gengibre também estão na lista de alimentos que serão seus aliados. Os ovos contêm cisteína, um aminoácido que pode ajudar a quebrar as toxinas do álcool no corpo. Já o gengibre, que pode ser consumido como chá ou adicionado em receitas, ajuda a aliviar náuseas e problemas digestivos. 

Não abra mão dos cereais integrais e demais alimentos ricos em fibras, que tem como função estabilizar os níveis de açúcar no sangue e, assim, proporcionar energia constante. O álcool pode esgotar as reservas de vitaminas B no corpo, então alimentos como grãos integrais, carnes magras e legumes podem ser benéficos.

Quais comidas deve-se evitar na ressaca?

Alimentos gordurosos e picantes podem irritar o estômago e agravar os incômodos. Além disso, é melhor limitar o consumo de café, já que a cafeína pode piorar a desidratação. A chef e nutricionista Laura Franco ainda aconselha: “A melhor maneira de evitar a ressaca é beber com moderação e intercalar bebidas alcoólicas com água. Se os sintomas persistirem ou forem graves, é aconselhável procurar a orientação de um profissional de saúde.”

Receitas que diminuem os sintomas da ressaca:

Panqueca de banana da chef Laura Franco

Panqueca de banana rápida e fácil para aliviar a ressaca

Panqueca de banana – Foto: Shutterstock

Tempo de preparo: 25min
Rendimento: 1 porção
Nível de dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 1 colher (de sopa) de tapioca
  • 1 colher (de sopa) de iogurte natural ou creme de ricota
  • 1/2 banana
  • Canela em pó (opcional)

Modo de preparo:

  1. Pique a em rodelas.
  2. Misture o ovo, a tapioca e o iogurte até que esteja homogêneo.
  3. Em uma frigideira aquecida e untada, despeje a massa e coloque a banana por cima.
  4. Polvilhe canela e tampe.
  5. Quando ela desgrudar do fundo e estiver cozida em cima é só servir quentinha.

Suco de melancia com gengibre para aliviar a ressaca

Suco de melancia para aliviar a ressaca

Suco de melancia – Foto: Shutterstock

Tempo de preparo: 10min
Rendimento: 1 copo
Nível de dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 250g melancia
  • 5g de gengibre fresco descascado
  • Um gole de água

Modo de preparo:

  1. Bater tudo no liquidificador até estar homogêneo.
  2. Se preferir, coe antes de servir.