O quiabo pode ser alimento polêmico, especialmente quanto ao seu modo de preparo. Afinal, você prefere o ingrediente com baba ou sem? Se você está no segundo grupo, saiba que é possível sim fazer um quiabo sequinho e sem baba sem muitos problemas.

Só é preciso saber dos segredos para deixá-lo do jeito que você gosta. Claro que quiabo pode ser gostoso, basta saber preparar direito, seja frito, grelhado ou assado. Até porque, os mineiros certamente sabem das coisas quando o usam como ingrediente em inúmeros pratos típicos!

Então para te ensinar a como fazer quiabo sequinho e sem baba, separamos algumas dicas infalíveis em um passo a passo bem simples. Você vai precisar de óleo ou azeite para fritá-lo, limão ou vinagre, temperos a gosto, uma frigideira (de preferência antiaderente) e, claro, muito quiabo. Vamos à cozinha?

Linguiça com quiabo

Linguiça com quiabo – Foto: Guia da Cozinha

Como fazer quiabo sequinho e sem baba

Não é só na hora de cozinhar que você pode evitar a baba no quiabo. Antes mesmo de começar o preparo, já se certifique se que ele ficará sequinho. Você vai fazer o seguinte:

  1. Lave e seque os quiabos com um pano de prato
  2. Agora, outro segredo para garantir um quiabo sequinho é deixá-lo de molho com água e gotas de limão ou vinagre por cerca de 20 minutos
  3. Seque novamente todos os quiabos
  4. Corte os quiabos um a um em rodelas com uma faca seca. Corte bem fininho e não se esqueça de retirar as pontas e os cabos, ok?
  5. Enquanto isso, aqueça óleo ou azeite em uma frigideira antiaderente. Ele deve ficar bem quente!
  6. Acrescente os temperos de sua preferência (alho, cebola, etc) até que eles dourem
  7. Adicione os quiabos e frite no óleo quente em fogo médio por até 10 minutos. Se necessário, acrescente mais óleo
  8. Outra dica importante é não mexer muito a panela, pois isso faz com que a baba seja liberada dos quiabos. Tente mexer o mínimo possível, ou movimente a frigideira apenas com o cabo
  9.  Acerte o sal e prove. Se estiver cozido, está pronto para servir.

Agora que você aprendeu o passo a passo para fazer quiabo do jeitinho que gosta, não deixe de experimentar as mais deliciosas receitas com o ingrediente. Você pode encontrar várias opções saborosas para provar e apreciar este alimento polêmico.