Você sabia que existem alimentos que protegem a pele de dados solares? Sim, são os chamados fotoprotetores! Ou seja, são aqueles alimentos capazes de reduzir inflamações decorrentes da exposição ao sol. De forma simplificada: o seu consumo pode evitar o envelhecimento precoce e até alguns tipos de câncer!

Nesse sentido, a inclusão desses alimentos na dieta garante a presença de ativos que auxiliam a fortalecer a barreira da pele, de forma mais superficial até mais profunda. Assim, essas propriedades garantem uma proteção contra a degradação do colágeno, a hiperpigmentação e até mesmo o desenvolvimento de células cancerígenas!

Câncer de pele: um risco silencioso

O câncer de pele corresponde a 30% dos tumores malignos registrados no país, por isso, entender quais alimentos protegem a pele dos danos solares é tão relevante!

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2023 e 2025, o Brasil deve registrar cerca de 704 mil novos casos desse tipo de câncer por ano. Destacam-se as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência de casos.

Alimentos que protegem a pele

Os alimentos que protegem contra os danos do sol não funcionam à base de mágica, mas, sim, de fitoquímicos. Esse nome tanto estranho refere-se às substâncias presentes em determinados alimentos, que lhes conferem cor! Além da cor vibrante, os fitoquímicos também atuam na redução de inflamações no organismo provocadas por fatores ambientais.

Os alimentos que protegem do sol e devem entrar na dieta são as frutas, tal como a maçã, melancia, goiaba, uva, laranja, limão, cereja, morango e romã. Além disso, os vegetais como soja, cereais integrais e cacau são excelentes fontes de “protetores solares”. De forma complementar, a lista ainda conta com carotenoides (alimentos amarelos alaranjados), brócolis, espinafre e couve.

Proteção para além da dieta

Entretanto, é preciso ter em mente que apenas as alterações na dieta não são capazes de fornecer toda a proteção que o corpo exige. Por isso, é preciso seguir uma rotina de cuidados regrada e cuidadosa!

Por exemplo, é preciso  aplicar metodicamente uma generosa camada de protetor solar, vestir roupas adequadas e com proteção UVA e UVB, além de óculos de sol e boné! Além disso, é recomendado evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.

Colaboração: Adriana Zanardo, nutricionista da Jasmine Alimentos