Para a alegria do corpo e da mente, uma alimentação balanceada deve fazer parte do dia a dia! Por isso, vale atentar-se às necessidades do seu organismo e cuidar de tudo o que ingerido. Afinal, você é o que você come!
Entretanto, o que é essa tal de alimentação balanceada? Apesar de parecer um discurso batido, é fato: uma alimentação saudável consiste no equilíbrio dos grupos nutricionais e no investimento de comidas caseiras e naturais. Dessa forma, é possível obter um equilíbrio, também, no metabolismo, que ocasiona benefícios a longo prazo, tal como a minimização de doenças e mais disposição para as atividades diárias.
Por outro lado, tenha em mente também que a adoção de uma alimentação equilibrada prioriza a saúde! Ou seja, não é uma dieta restritiva, seu objetivo final não é a perda de peso, mas a atenção à composição nutricional dos alimentos e às necessidades do seu corpo.
Logo, é preciso lembrar-se, quase como mantra, que a sua relação com a comida deve ser uma experiência prazerosa, não um castigo ou obrigação maçante. Confira com o Guia da Cozinha 5 dias para aderir uma alimentação balanceada fácil e eficiente.
Alimentação balanceada: 5 dicas para melhorar a sua saúde!
Priorize comidas naturais
Na correria da rotina, muitas vezes caímos no conto da comida industrializada. Jurando praticidade e rapidez, as fast foods e alimentos pré-prontos são um grande atentado ao bem estar do seu organismo, uma vez que são altamente calóricos e gordurosos.
Além disso, os ultraprocessados não fornecem nutrientes, vitaminas ou minerais! Assim, vão totalmente contra ao que uma alimentação saudável prioriza. Entretanto, para não perder a agilidade, que tal congelar as comidas da semana?
Reduza o consumo de sal, açúcar e carnes processadas
Tudo em excesso faz mal, mas açúcar, sal e carnes processadas, em especial, deve ser evitados! Isso se dá, porque é muito fácil exagerar nesses ingredientes ao longo das refeições da semana, seja naquela colherzinha a mais de açúcar no café ou no nuggets com ketchup do lanchinho rápido. “A ingestão exagerada de açúcar altera o metabolismo, aumenta os níveis de gordura e, consequentemente, altera os níveis de colesterol e glicose.”, exemplifica Amanda Matos, nutricionista da Flormel.
Lembre-se que nem toda gordura é ruim
Sim, existem gorduras boas! Por exemplo, o azeite, o óleo de coco e a gordura de porco são opções de gordura boa, que são excelentes para o bom funcionamento dos hormônios e a absorção das vitaminas lipossolúveis. Porém, é importante atentar-se sempre ao equilíbrio, de qualquer forma o exagero não é benéfico para a saúde.
Cuide da sua saúde de forma responsável
Para não prejudicar a saúde, procure sempre o acompanhamento profissional! Então, será possível adequar sua alimentação às necessidades únicas do organismo e do seu desenvolvimento metabólico.
E, não se esqueça, que a hora das refeições deve ser prazerosa e livre de cobranças, culpa e pensamentos negativos. Por isso, é interessante fazer alterações graduais para adotar uma alimentação mais saudável, sem excluir abruptamente as comidas que você gosta!
Abrace novas possibilidades da alimentação balanceada
Com uma alimentação mais equilibrada, é possível obter as mais variadas refeições! Inclua frutas, legumes, verduras, sementes e grãos na sua dieta diária e abrace todas as possibilidades. Além de mais saudáveis, essa lista de alimentos também são mais baratos do que os prontos ou congelados!
Colaboração: nutricionista Bárbara Ramires e GetNinjas