Quando uma dúvida sobre qualquer assunto surge, as pessoas buscam nas mídias digitais a solução para a questão. Imagine, então, o quanto a busca online pode ajudar a alavancar o seu empreendimento, em um país onde 63% dos usuários usam a internet como fonte de informação e transações! Os dados são da pesquisa de 2014 do CETIC (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) e comprovam a quantidade de clientes que você pode atingir online. Dentro desse meio, existem várias ferramentas que fazem a diferença para a divulgação do seu negócio, então aprenda como utilizá-las:
Site: sim ou não?
Hoje, o que as pessoas buscam são meios que facilitem o dia a dia corrido em que vivem. Criar um site faz com que a praticidade seja oferecida acompanhada de seus serviços. Para o professor e fundador da Escola do Marketing Digital, Jessé Rodrigues, a dúvida da importância de se criar um site para dar um impulso no negócio não deve existir na cabeça de um empreendedor dos dias atuais.
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São 20 anos de existência da internet comercial e a abrangência que ela consegue atingir hoje em dia é indiscutível. “Atualmente, você não ter um site é perder negócio e deixar o seu concorrente ganhar dinheiro”, esclarece Jessé.
Cuide do seu portal
O gestor da agência de publicidade Pão Criação, Thiago Andrade, explica que os sites são como o RG da empresa na internet. Outra opção são os blogs, meio que exige um número maior de postagens de conteúdos pertinentes e relevantes. É importante manter o portal sempre atualizado e em um padrão que mostre qualidade, confiabilidade e objetividade.
Assim, a proximidade se torna maior com o cliente do que o preenchimento de contato por e-mail, por exemplo. “Todo mundo, hoje, procura alternativas que auxiliem na correria do dia a dia e buscam um retorno mais imediato. Essas ferramentas permitem isso através de comentários, de mensagens, pela própria facilidade de ser acessível pelo celular”, diz Thiago.
Perfil ou página no Facebook?
O Facebook disponibiliza dois meios para a disseminação de conteúdo: as páginas e os perfis. Para quem deseja usar essa rede social para alavancar o empreendimento, o certo é utilizar uma página, pois é o espaço no Facebook destinado para as empresas. “Na página, por exemplo, você pode ter mais de 5 mil fãs, enquanto no perfil você pode ter no máximo 5 mil amigos. Na página você consegue produzir o conteúdo, compartilhar no Facebook e promover isso para as pessoas”, comenta Jessé.
Anúncios nas mídias digitais
Para fazer a divulgação do empreendimento, a propaganda é sempre a melhor opção. A internet tem facilitado a difusão de anúncios através de plataformas, como é o caso do Google Adwords. Nele, você
cria propagandas e elas aparecem no Google durante as buscas feitas no site.
Outro meio é a postagem patrocinada no Facebook, a qual suas publicações aparecem para os usuários, mesmo que eles ainda não tenham curtido a sua página. Ambas são ferramentas de fácil utilização, ou seja, foram criadas para que o próprio empreendedor faça a sua publicidade sem precisar investir em um profissional de marketing.
Para fazer os anúncios, você precisa criar uma conta grátis, selecionar o seu tipo de público de interesse e o anúncio vai ao ar no mesmo momento. Sendo assim, o retorno é imediato para os investimentos, que não precisam ser grandes.
Nas plataformas, você pode definir seu orçamento diário. Assim, você mantém o controle dos seus gastos. E no Google Adwords, você paga apenas quando as pessoas acessarem a sua página.
Qual é melhor utilizar?
Apesar de serem bem parecidas, as plataformas possuem diferenças. O anúncio, no Gloogle Adwords, aparece a partir das palavras-chave buscadas pelo usuário da internet. Já a postagem patrocinada do Facebook é disseminada de acordo com o público-alvo que você escolheu.
Para Jessé, escolher entre um ou outro vai de acordo com cada perfil de negócio. “Um investimento baixo para quem está começando, R$5,00 a R$10,00 por dia, pode ser um bom começo. Por que não experimentar um pouco dos dois e ver qual vai fazer melhor para o seu negócio? Na internet não dá para se prender à uma regra geral. O que pode dar certo para um, pode não dar certo para o outro. Tudo depende do público de interesse do empreendimento”, explica o professor.
Saiba qual é o seu retorno
As plataformas que oferecem o serviço de anúncios possibilitam a escolha do valor do seu investimento e do orçamento máximo que você quer ter, o que ajuda a fazer um plano para as mídias digitais. Esse controle do dinheiro investido é muito importante, mas entender quais são os retornos proporcionados pelo capital aplicado também é. O cálculo dos resultados é chamado de ROI (Retorno Sobre os Investimentos) e é feito a partir do valor do investimento, a quantidade de cliques, visualizações, vendas, entre outros itens. Por isso, é interessante manter-se informado de todos os números envolvidos.
Consultoria: Jessé Rodrigues, professor e fundador da Escola do Marketing Digital e Thiago Andrade, gestor da agência de publicidade Pão Criação.
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