A torta de maçã com canela é um daqueles doces clássicos que, ao comer, dá a sensação de que nos abraça, sabe? Saindo do forno super quentinha e saborosa, a cozinha, a sala, o quarto, a casa inteira adotam seu aroma único e trazem lembranças da infância! Deliciosa, cheirosa, bonita… Essa torta é tudo de bom!
Além disso, uma coisa é fato: uma maçã por da já faz a diferença na sua saúde! E incluí-la na alimentação, mesmo que por um doce, já é ótimo para você. Por exemplo, a maçã é responsável pela diminuição na incidência da diabetes tipo-2, a proteção do coração contra doenças cardiovasculares e até a diminuição da absorção de gorduras consumidas ao longo do dia.
Segundo a médica nutróloga, Dra. Valéria Goulart, o benefícios não param por aí: “A maçã é capaz de tirar a dor de estômago, auxilia no combate a gastrite pelo fato de funcionar como um gel. Essa fruta aumenta a produção de acetilcolina (neurotransmissor responsável por auxiliar a memória) e, com isso, diminui a chance do indivíduo desencadear o Alzheimer ou derrame cerebral”.
Ah, e além de todos os benefícios à saúde, a deliciosa torta de maçã com canela também pode ser servida com um delicioso sorvete, que tal? Assim, temos uma sobremesa completa e digna de um dia muito feliz. Saiba como fazer a seguir:
Tempo: 50min (+4h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes da torta de maçã com canela:
- 2 pacotes de biscoito maisena (400g)
- 5 colheres (sopa) de manteiga
- 5 maçãs descascadas em cubos
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 1/2 colher (sopa) de canela em pó
- 1 lata de leite condensado
- 3 gemas
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de maisena
- 1 lata de creme de leite (300g)
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
- Açúcar e canela em pó para polvilhar
Modo de preparo:
No liquidificador, triture o biscoito, transfira para uma tigela e misture com a manteiga. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma média de aro removível. Em uma panela, coloque a maçã com o açúcar e leve ao fogo médio. Cozinhe até ficar macia. Divida em duas partes e bata uma das partes no liquidificador com a canela e misture a maçã sem bater. Reserve.
No liquidificador, bata o leite condensado com as gemas, a baunilha, o leite e a maisena. Coloque em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Espere esfriar e misture o creme de leite e a gelatina dissolvida conforme as instruções da embalagem. Despeje o creme na fôrma e por cima coloque a outra parte da maçã. Polvilhe com o açúcar misturado com canela e leve à geladeira por 4 horas. Desenforme e sirva em seguida, se desejar, decorado com folhas de hortelã.