Sabe aquele estrogonofe do almoço que poderia fazer aniversário na geladeira? Que tal dar outro destino bem mais saboroso ao prato e evitar o desperdício? Uma ótima opção é adaptá-lo a uma nova refeição. Aqui, te ensinamos a transformá-lo em um delicioso molho para o seu fusilli!

Em 2019, cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos foram desperdiçados, ou seja, 17% da produção global de comida daquele ano foi jogada fora. Tudo isso encheria 23 milhões de caminhões de 40 toneladas que conseguiriam dar a volta ao mundo sete vezes, para se ter uma ideia da proporção do desperdício.

Ainda segundo o Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2021 do PNUA (Programa das Nações Unidas para o Ambiente), no Brasil, a situação não foi muito diferente. Uma pessoa foi responsável por descartar cerca de 60 kg em 2019, então o país desperdiçou o equivalente a 12.578.308 toneladas por ano.

Outro dado alarmante é que 61% desse desperdício vêm das famílias (o restante se divide em 26% do setor de serviço de alimentos e 13% do comércio). Sim, o que nós jogamos fora tem impacto no meio ambiente. Por isso, é essencial pensar em formas de evitar esse descarte desnecessário, seja fazendo compras planejadas, armazenando alimentos corretamente e reaproveitando sua comida.

Vem com o Guia da Cozinha aprender a preparar esse delicioso Fusilli com molho de estrogonofe, um prato consciente e delicioso. O estrogonofe já é saboroso, mas, combinado com o poder da massa, ganha um sabor ainda melhor!

Fusilli com molho de estrogonofe

Tempo: 35 minutos
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do Fusilli com molho de estrogonofe:

  • 500 gr de Fusilli
  • 600 gr de Estrogonofe de Carne ou Frango
  • 2 colheres de sopa de Requeijão
  • Pimenta-do-reino e sal a gosto
  • Páprica defumada
  • Batata palha a gosto

Modo de preparo:

Em uma caçarola, já aquecida, acrescentar o Estrogonofe de Carne ou Frango, em fogo baixo, acrescente 2 colheres de requeijão e mexa até que seja absorvido. Acrescente páprica defumada (uma ponta de faca), e verifique sal e pimenta-do-reino, acerte tempero em fogo baixo.

Cozinhar a massa em água abundante e salgada, faltando 2 minutos para o tempo descrito na caixinha, retire a massa e leve para molho para finalizar o cozimento. Importante reservar a água do cozimento para acrescentar ao molho. Acrescente cerca de uma concha da água do cozimento no molho junto da massa. Com a massa já no molho, acerte o sal e a pimenta-do-reino e sirva. No prato, sirva com batata palha.

Dica do chef: Se quiser, pode acrescentar salsinha e cebolinha picadas no molho.

Fonte: Divulgação / Barilla