O site Almoço de Sexta reúne dicas e inspirações para quem ama decoração de casas. Agora, a idealizadora do projeto Andréa Alcântara também compartilhará seus conhecimentos em design de interiores aqui no Guia da Cozinha, ajudando a deixar sua cozinha e seus jantares ou almoços para convidados ainda mais elegantes e especiais. Confira um bate-papo com ela:

Como surgiu a paixão pela organização e decoração?

“Antes mesmo de entrar na faculdade de arquitetura, sempre me interessei em observar todos os ambientes que entrava e ficava apaixonada por eles, que muitas vezes mesmo sendo pequenos, conseguiam ser aconchegantes e ter ‘um cantinho para tudo’. Assim que comecei a vida profissional, naturalmente foram aparecendo mais projetos de decoração, e depois disso fui trabalhar com modulados, então o universo da cozinha entrou de vez na minha vida.”

Você acredita que a organização muda a vida das pessoas? Como?

“Sem dúvida. Acho que em dois aspectos a organização faz muita diferença. A  primeira para facilitar o dia a dia: hoje temos uma agenda muito corrida, então saber onde está cada coisa e ter essa praticidade é essencial para transformar a rotina mais fácil. O segundo aspecto é porque quando temos uma casa com um canto para cada coisa, conseguimos organizar ela facilmente, evitando bagunça e todos as sensações negativas que acompanham o caos de uma casa bagunçada.”

Para você, quais são as regras básicas para ser uma pessoa organizada?

“Primeiro realmente é perceber como a organização vai ajudar a sua vida. É sempre mais fácil jogar uma roupa em cima da cama do que dobrar e guardar de volta ao lugar, não é?! Mas isso acaba acumulando e depois vira um “trabalho” desnecessário. Então acho que a regra principal é não deixar o pouco virar muito…. E claro, para ajudar isso, precisamos pensar os ambientes de forma a serem práticos para a nossa rotina.”

Quando o assunto é cozinha e alimentos, que tipo de regra de organização é essencial para otimizar o dia a dia?

“Enquanto arquiteta, sempre falo aos meus clientes que nada é universal, por isso é importante um bom briefing e entender a rotina e hábitos de cada um, para pensar um projeto bem personalizado. Mas de uma forma geral, é ter armários na altura da visão, pensar nas alturas das peças que tem (tipo taças, xícaras, bules). Além disso, ter áreas definidas para guardar separadamente a parte de louçaria, armazenamento de alimentos e produtos de limpeza.”

Que tipo de tutoriais você pretende passar aqui no Guia da Cozinha? Como eles podem ajudar as pessoas?

“Além de dicas de organização, minha ideia é falar um pouco mais sobre modulados e como pensar o melhor projeto para sua cozinha. Além disso, mostrar dicas de como receber, com inspirações de mesa posta e dicas de peças curingas para sempre utilizar nas produções.”

Para acompanhar as dicas exclusivas da Andréa, basta acompanhar nosso site e redes sociais. Confira também o site do Almoço de Sexta.

Texto: Giovanna Castro

LEIA TAMBÉM