Aprenda os segredos de como fazer batata frita sequinha e crocante!

Parceira para todas as horas, fiel escudeira do hambúrguer, linda de todas as formas… O que seria de nossas vidas sem a batata frita? Uma das melhores invenções da humanidade também carrega consigo segredos para atingir a tão sonhada perfeição. Sim, parece uma verdadeira caçada ao tesouro conseguir fazer uma batata frita em casa sem que ela fique meio murcha ou queimada. E é justamente nessas horas que damos aquela apelada para os fast foods com batatas douradas, crocantes por fora e macias por dentro.

Mas, se eles conseguem a gente também pode, certo? Sim, meus amigos, é possível aprender como fazer batata frita para que ela fique perfeita! Existem alguns truques que fazem a diferença no preparo que você pode adotar em casa e deixar todo mundo de queixo caído. Se liga nessas dicas:

O tipo da batata

Honestamente, você pode fritar a batata que quiser em casa. Mas, para um resultado mais incrível, tente optar pela batata Asterix – aquela com a casca roxa. Ela possui mais amido e menos água, o que é um extra de crocância e maciez. Caso você queira fazer com a batata lavada, também dá certo e não tem problema.

Cortando

Corte a batata em palitos, com a espessura não muito fina para que ela consiga ficar macia por dentro. Se você quer inovar e preparar uma batata rústica, é só manter a casca. Mas, lembre-se de lavar bem antes, ok?! A casca da batata também trará uma crocância a mais – e esteticamente fica lindo, né?

O segredo antes da fritura

Essa parte é fundamental para aprender como fazer batata frita sem erro. Depois que você cortar as batatas em tiras, coloque em um recipiente com água gelada e um pouco de sal, entre 5 e 10 minutos. Esse processo ajuda a retirar o excesso de amido do tubérculo para que a batata não fique murcha. Feito isso, retire as batatas e seque-as bem com um pano limpo ou papel toalha.

A fritura – parte 1

Sim meu amigo, esse processo consiste em 2 frituras para ter um resultado show. Nada de preguiça, você já está na metade do processo! Nessa primeira fritura, você pode utilizar o óleo que preferir, mas a temperatura deve ser baixa, em torno de 160°C. Coloque aos poucos, e veja se todas estão imersas no óleo. Frite as batatas até que estejam macias por dentro, o que pode levar de 7 a 10 minutos. Retire e deixe escorrer todo o óleo por um tempo. Nessa parte do processo, você também pode congelar e frita-las em outro momento. Elas duram cerca de 2 meses no congelador.

A fritura – parte 2

Essa é a última parte do processo de fritura da sua batata. Com o fogo médio-alto, frite as batatas aos poucos – para não perder a temperatura do óleo – até que elas fiquem douradas. Fique atento, pois não demora muito para que as batatas fiquem prontas. Retire e deixe escorrendo.

Agora é só temperar com sal, pimenta do reino ou o que você preferir e partir para o abraço! Separa aquele molho que você gosta para acompanhar junto e deixe suas batatas ainda mais gostosas. Com essas dicas, você sempre vai ter batatas crocantes, macias e extremamente saborosas. Impossível mesmo vai ser parar de comer!