Confira 8 dicas de como proteger os nutrientes e como acertar no preparo dos alimentos, seja durante o cozimento ou armazenamento
Existe uma série de mitos sobre a diminuição do valor nutricional na hora do preparo dos alimentos. Com isso, muita gente acaba se perguntando qual é a melhor forma de cozinhá-los, armazená-los e se o processo de congelamento faz ou não com que suas propriedades sejam perdidas.
Para solucionar essas e outras dúvidas, o Guia da Cozinha entrevistou a nutricionista Lilian Spezialli, que deu sugestões de como usar sempre o melhor das verduras e legumes na sua cozinha, de modo a beneficiar a saúde ao máximo. Confira as dicas da profissional para você acertar no preparo dos alimentos!
Acertando na compra!
Quando for ao hortifruti, fuja de alimentos com manchas escuras e danos na casca. “Compre sempre alimentos frescos e utilize-os o mais rápido possível. Legumes e vegetais armazenados por mais de uma semana podem perder nutrientes”, alerta Lilian.
Legumes embalados
Sabe aqueles saquinhos de vegetais congelados? Eles também fazem bem à saúde. “Vegetais congelados comprados já prontos, desde que bem armazenados, preservam melhor os nutrientes do que o alimento fresco que fica muito tempo na geladeira para ser utilizado”, explica. Por isso, também vale apostar na praticidade e optar por esse tipo de produto.
Pode guardar para mais tarde?
Com a onda de sucos e saladas detox invadindo cada dia mais o cardápio, fica a dúvida: será que posso guardar a preparação para consumir depois? A nutricionista explica que essa atitude não é a ideal. “Sucos e saladas devem ser consumidos logo após o preparo, para não perderem suas vitaminas, devido ao contato com a luz e o ar.”
É preciso tirar a casca?
Essa é uma das principais dúvidas na cozinha. Afinal, se eu descascar o legume, será que sua qualidade nutricional diminui? Spezialli explica como acertar no preparo dos alimentos com casca. “Legumes cozidos com a casca mantêm melhor seus nutrientes. Corte-os imediatamente antes de utilizá-los, e em pedaços grandes. Cozinhe os alimentos com pouca água e rapidamente. Se possível, opte pela cozedura a vapor, porque é mais saudável”, frisa.
Hora de cozinhar!
Os alimentos em pedaços grandes mantêm uma maior quantidade de nutrientes. “Quanto menor o tamanho, maior a perda, principalmente de vitamina A, C, E e algumas vitaminas do complexo B. Além disso, procure colocar os vegetais na água somente quando já estiver fervendo. Hortaliças, como repolho, couve-flor e brócolis (com folhas e talos), devem ser cozidos com a panela destampada”, ensina.
Dá para aproveitar a água?
Já tentou cozinhar o arroz em uma água pela qual já tenham passado alguns legumes? Pois saiba que essa é uma ótima sugestão para enriquecer ainda mais a sua refeição. “Sempre que possível, utilize a água da cocção dos vegetais para preparar arroz, sopas, suflês ou outros pratos”, pontua Lilian.
O mito do bicarbonato no preparo dos alimentos
Muitas pessoas costumam adicionar a substância para deixar os vegetais com a cor mais viva. Mas sabia que a quantidade de nutrientes do alimento pode ser diminuída com essa atitude? “Não adicione bicarbonato de sódio! Realmente os vegetais ficam mais verdinhos, mas a perda de nutrientes é muito elevada”, esclarece.
Alimentos dentro ou fora da geladeira?
Não deixe de se atentar a essa dica de como acertar no preparo dos alimentos: “Descongele os alimentos ou as refeições colocando-os dentro da geladeira. Evite fazê-lo fora dela”, finaliza a nutricionista.