Existe sim comida congelada saudável e vamos te provar isso!

Com trabalho, faculdade, cursos e compromissos diversos fica difícil preparar refeições diariamente e isso acaba virando uma desculpa para comer fast food, industrializados ou fora de casa. Além de não ser nada saudável, esse hábito pode fazer grande diferença no seu orçamento no fim do mês.

Uma alternativa são os alimentos congelados. Calma! Não são aqueles que são vendidos nos supermercados como uma refeição completa, cheios de conservantes e que desequilibram a tabela nutricional, fazendo mal à saúde.

Comida congelada saudável: isso existe?

Por incrível que pareça, a resposta é sim! A comida congelada serve como facilitadora na hora de preparar refeições práticas e fáceis na correria do dia a dia. Algumas delas você pode encontrar em mercados, como as polpas de frutas e os legumes.

Mas lembre-se: esses alimentos precisam ser consumidos alguns dias após serem comprados para não perder tantos nutrientes e alterar o sabor. Essa é uma boa dica também para quem compra frutas e legumes em feiras com frequência e não consegue (ou não querem) consumi-los no mesmo dia.

Para descongelar

A maneira ideal de descongelar esse tipo de alimento é deixando-o na parte de baixo da geladeira de um dia para o outro. Para não perder muita água e sabor, a dica é tentar não deixa-lo imerso em água morna ou colocá-lo no microondas

Saiba quais comidas congeladas são saudáveis e que vão facilitar sua vida

Legumes congelados

Ervilhas, brócolis, milho, cenoura: são diversos legumes que são facilmente encontrados nas gôndolas dos supermercados e que facilitam muito na hora de preparar uma refeição rápida como um risoto ou uma omelete nutritiva.

Fontes de fibras, vitaminas e minerais, os vegetais são responsáveis por regular o funcionamento do organismo. No processo de congelamento, os legumes não recebem compostos químicos e conservantes para garantir a longevidade do alimento.

Frutas e polpas

Quer um café da manhã ou da tarde saudável? Tenha em seu freezer frutas ou polpas de frutas! Com elas, você pode incrementar o seu iogurte, preparar vitaminas, shakes e sucos naturais.

As frutas são ricas em vitaminas, minerais e nutrientes. Elas ajudam na defesa imunológica e no emagrecimento.

Frango desfiado

O frango desfiado é uma ótima opção para aqueles dias corridos que você precisa de uma refeição completa. Fonte de proteína, essa carne é considerada magra e dá a sensação de saciedade.

Versátil, o frango vai bem como recheio de tapioca, torta e lanches, ou como acompanhamento de um arroz integral.

Como preparar:

Cozinhe o peito de frango durante 15 minutos após pegar a pressão na panela. Desligue o fogo e aguarde mais 10 minutos para sair pressão. Escoa a água e utilize um garfo para desfiá-lo. Coloque-o em um recipiente hermético e guarde em seu congelador.

Evite comprar refeições prontas congeladas!

As lasanhas, pizzas e massas que encontramos nas prateleiras dos supermercados são repletas de conservantes – como o sódio – e são nocivos a saúde quando consumidos em grande quantidade. Por isso, o ideal é evita-los no dia a dia.

LEIA TAMBÉM