O gengibre é uma raiz aromática cujo consumo é bastante indicado, graças aos seus benefícios à saúde. Essa iguaria tem poderes antioxidantes e anti-inflamatórios, ajudando na prevenção de doenças estomacais e gástricas e estimulando o sistema digestivo. Além disso, o gengibre ajuda no emagrecimento ao acelerar o metabolismo.
Se você não sabe como inserir o gengibre na sua alimentação, veja as dicas do Guia da Cozinha abaixo:
Gengibre na saúde
Na forma de chás, ajuda a acabar com náuseas e enjoos, mas não aqueles típicos da gravidez. Também é um poderoso aliado contra gripes e resfriados, pois ajuda a descongestionar as vias respiratórias. Mas também tem contraindicações: hipertensos e pessoas com pedras na vesícula devem passar longe da raiz!
Gengibre na cozinha
- Seu sabor picante é muito apreciado nas cozinhas orientais (tailandesa, chinesa e japonesa), onde aparece cru e ralado, ótimo para combinar com sashimi (peixe cru) e outros peixes e frutos do mar.
- Também fica ótimo se usado em refogados e até misturado com molho de soja para o tempero de carnes e churrascos.
- Outra dica é utilizar a raiz para aromatizar bebidas, como o tradicional quentão, chás e sucos de frutas (experimente acrescentar um pouco de gengibre fresco ao suco de melancia).
- Já o tempero seco, em pó, tem uso e sabor completamente diferentes e é bastante usado em receitas indianas. Essa versão também confere ótimo sabor a bolos e biscoitos.
Como consumir e conservar?
O efeito do gengibre é mais forte se ele for consumido cru, em pedaços pequenos, e não em pó. Mantenha um pedaço da raiz dentro de um saquinho plástico fechado, na geladeira ou fora dela, e rale no momento de usar.
Fontes: “O livro das ervas, especiarias e pimentas”, de Gabriela Erbetta, editora PubliFolha e “O poder dos alimentos”, nº 1, 2009 – Editora Alto Astral.
SAIBA MAIS
- Manjericão e orégano: conheça as vantagens desses temperos!
-
7 receitas versáteis para consumir os benefícios do gengibre