Não dá para saber exatamente onde surgiu a rabada, só que pratos parecidos são preparados há séculos em países como Portugal e França. Lá, a “oxtail soup“, ou sopa de rabo de boi, é bem comum, e aqui no Brasil, existem diferentes versões com batatas, pimentões e outros legumes.
Mas que tal colocar todo esse sabor em um pastel especial? Dá para conseguir um sabor único e os fãs de rabada vão amar. Aprenda como preparar esse aperitivo delicioso com o Guia da Cozinha selecionando os ingredientes e seguindo o passo a passo. Vamos lá?
Pastel de rabada
Tempo: 1h30
Rendimento: 10
Dificuldade: médio
Ingredientes do pastel de rabada:
- 1 rolo de massa de pastel (500g)
- Óleo para fritar
Recheio:
- 2 kg de rabo de boi em pedaços
- Suco de 2 limões
- 2 dentes de alho inteiros
- 2 folhas de louro
- 1/2 xícara (chá) de cachaça
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 2 cebolas em rodelas
- 4 tomates picados
- 4 xícaras (chá) de água
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 xícara (chá) de cheiro-verde picado
Modo de preparo:
Para o recheio, coloque em uma panela grande o rabo, o suco de limão, o alho, o louro e a cachaça, cubra com água e cozinhe por 10 minutos. Escorra, passe por água corrente e reserve. Aqueça uma panela de pressão grande com o óleo e frite o rabo reservado até dourar. Adicione a cebola e metade do tomate e refogue por 3 minutos. Acrescente a água, tampe e cozinhe por 40 minutos depois de pegar pressão. Desligue, deixe sair a pressão e abra a panela. Retire a rabada com uma escumadeira, retire o osso e descarte, desfie a carne e volte para a panela.
Volte a panela ao fogo, adicione o restante do tomate, tempere com sal, pimenta e o cheiro-verde e cozinhe por mais 10 minutos com a panela aberta ou até a água reduzir. Desligue e deixe esfriar. Abra a massa de pastel, corte em retângulos médios e divida o recheio entre eles. Feche e aperte bem as laterais com um garfo. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourarem. Escorra em papel absorvente e sirva.