Em vez de comprar a maionese pronta do mercado, por que não preparar uma em casa? Fazer uma maionese caseira que não leva conservantes e é super nutritiva vai te ajudar a cuidar da saúde. Dá para preparar essa delícia com ovos cozidos e aproveitar os benefícios do ingrediente especialmente saudável.

E se você pensou que fazer uma maionese caseira dá muito trabalho, te garantimos que não é nada disso! Essa receita vai te ajudar a garantir os benefícios do ovo cozido e deixar de consumir produtos industrializados. Esse molhinho gostoso fica pronto em só uma hora, dá para acreditar?

Benefícios do ovo

Como é a fonte de proteína mais barata do mercado, o ovo é uma ótima opção para quem quer cuidar da saúde. Segundo a nutricionista Maria Alves Garcia Barbi, o alimento é uma ótima fonte de nutrientes que envolvem proteína de alto valor biológico.

Além disso, é rico em vitaminas A, E, D, K, B6, B12, riboflavina, ácido fólico e colina, assim como minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro), ômega 3 e compostos ativos (luteína e zeaxantina). A vitamina A, carotenóides e as substâncias luteína e zeaxantina são essenciais para a boa saúde dos olhos, por exemplo.

A nutricionista destaca que outro ponto positivo em consumir ovos está no fato de que eles estão associados ao desenvolvimento neurocognitivo. E, por fim, o alimento ainda tem ação antioxidante no nosso organismo.

Uma das receitas fáceis em que você pode usar ovos cozidos e garantir seus benefícios é a maionese caseira. Aprenda a prepará-la em casa com essa receita do Guia da Cozinha!

Maionese caseira

Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de leite gelado
  • 1 xícara (chá) de azeite
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 2 ovos cozidos picados
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o leite gelado, o azeite e o suco de limão. Junte os ovos, sem parar de bater até ficar com consistência de maionese ou até que o liquidificador batendo não consiga misturar mais o azeite e fique sobre a maionese. Tempere com sal e conserve na geladeira.