Seja com pratos doces ou salgados, a culinária francesa é surpreendente. Descubra esses sabores!
Conhecida por seus famosos queijos, pães e vinhos, a França é considerada o berço da gastronomia mundial. Muitas das técnicas que são utilizadas em diversos restaurantes e bistrôs de todo o mundo são resultado de anos de evolução de um país que ama a arte de cozinhar. E não é pra menos, é na França que se encontra a sede de uma das escolas de culinária mais consagradas do mundo, a Le Cordon Bleu, em Paris.
E nós brasileiros incorporamos muito da culinária francesa à nossa cultura. Quem aí nunca comeu um delicioso crepe, experimentou um croissant no café da manhã ou preparou uma deliciosa quiche? Pois é, todos esses pratos são típicos da culinária francesa e estão muito presentes no nosso dia a dia.
Se você está querendo ter uma noite diferente e requintada, coloca uma playlist francesa, separa o vinho e entre nesse clima très chic que só a culinária francesa é capaz de proporcionar. Confira 9 receitas típicas da França e aproveite essa viagem sem sair da cozinha! Bon appétit!
Tempo: 1h40 (+25min de descanso)
Rendimento: 78 unidades
Massa:
Brigadeiro de Pistache:
Brigadeiro de Limão Siciliano:
Brigadeiro de Framboesa:
Prepare os três brigadeiros a seguir e reserve até o momento de rechear.Para o brigadeiro de pistache (macarons verdes), coloque na panela o pistache picado e o leite condensado, leve ao fogo médio, mexendo até começar a soltar da panela. Desligue o fogo e junte o creme de leite.
Para o brigadeiro de limão siciliano (macarons amarelos), coloque na panela as raspas do limão siciliano e o leite condensado, leve ao fogo médio, mexendo até começar a soltar da panela. Desligue o fogo e junte o creme de leite.
Para o brigadeiro de morango (macarons pink), coloque na panela a geleia de framboesa e o leite condensado, leve ao fogo médio, mexendo, até começar a soltar da panela. Desligue o fogo e junte o creme de leite. Para a massa, misture o açúcar de confeiteiro com a farinha de amêndoas e as claras não batidas até formar uma massa homogênea. Reserve. Em seguida, em uma panela, ferva o açúcar com a água, em fogo médio até obter uma calda em ponto de fio grosso. Na batedeira, despeje em fio sobre as claras batidas em neve firme e continue batendo até que esfrie. Adicione delicadamente à mistura reservada até ficar homogêneo.
Divida a massa em três partes, e em cada parte, adicione uma cor do corante gel até obter a tonalidade desejada. Deixe descansar por 5 minutos. Coloque a massa em um saco de confeitar com um bico perlê médio e faça bolas com 3cm de diâmetro sobre uma assadeira retangular virada de cabeça para baixo, untada e forrada com papel-manteiga. Deixe descansar por 20 minutos. Repita a operação com as outras duas massas.
Leve ao forno baixo, preaquecido, por 13 minutos, com a porta entreaberta, tomando o cuidado para não dourar. Retire do forno e deixe esfriar totalmente antes de tirar do papel. Forme casadinhos, unindo com os respectivos brigadeiros.
Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Para o molho vinagrete, coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture bem. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo, misture a berinjela, a cebola, o pimentão, a abobrinha e o molho vinagrete. Refogue os ingredientes em fogo médio-alto por 6 a 8 minutos ou até que os legumes estejam macios. Acrescente o molho de tomate e cozinhe por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Coloque em um refratário untado e polvilhe com os queijos. Asse em forno médio, preaquecido por 15 minutos ou até que o queijo derreta.
Tempo: 30min
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
200g de chocolate meio amargo picado
3/4 de xícara (chá) de manteiga sem sal
3 ovos
5 gemas
1/2 xícara (chá) de açúcar
6 colheres (sopa) de cacau em pó
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
Margarina para untar
Sorvete de creme para acompanhar
Folhas de hortelã para decorar
Calda:
1 xícara (chá) de cerejas em calda escorridas e picadas
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de kirsch ou conhaque
1 colher (chá) de canela em pó
Modo de preparo:
Para a calda, em uma panela, leve ao fogo as cerejas com o açúcar até ferver. Misture o conhaque e a canela. Separe metade das cerejas, pique e reserve para o bolo. Leve ao banho-maria o chocolate picado com a manteiga até derreter. Acrescente os ovos e as gemas fora do fogo e misture sem bater. Adicione o açúcar, o cacau e a farinha peneirados e misture delicadamente. Junte as cerejas picadas e misture. Unte forminhas individuais e coloque a massa até completar 2/3. Leve ao forno alto, preaquecido, por 10 minutos ou até as laterais assarem e o miolo ficar mole. Desenforme os bolinhos diretamente sobre os pratos de servir. Coloque uma bola de sorvete de sua preferência ao lado e cubra com a calda de cereja. Sirva em seguida. Se desejar, decore com folhas de hortelã.
Tempo: 30min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Em uma tigela, misture o salmão, a cebola, o pepino, o azeite, as alcaparras, a raiz forte, o gengibre e o shoyu.
Tempere com sal, pimenta e cebolinha. Reserve.
Em outra tigela, misture o avocado com o suco de limão. Tempere com sal e reserve.
Monte pratos individuais em aros de 8cm de diâmetro.
Coloque o salmão até a metade do aro e complete com o avocado.
Desenforme, retirando o aro com cuidado. Sirva com salada de folhas.
Tempo: 1h (+1h30 de descanso)
Rendimento: 30 unidades
Dificuldade: fácil
Em uma tigela, coloque os ovos, o açúcar, o mel e bata bem com uma colher. Junte a farinha e o amido peneirados, o fermento, o creme de leite, o suco, as raspas de laranja, o sal e misture até ficar homogêneo.
Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. Retire e misture com a manteiga até incorporar. Divida a massa em forminhas próprias para madeleines untadas.
Leve ao forno baixo (160ºC), preaquecido, por 15 minutos ou até dourar levemente. Deixe amornar e desenforme. Misture o açúcar com a água até formar uma calda. Banhe a metade dos biscoitos na calda, polvilhe com raspas de laranja e deixe descansar sobre papel-manteiga por 30 minutos. Sirva.
Tempo: 50min (+24h de molho)
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil
Deixe o feijão-branco de molho em água por 24 horas. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo em fogo médio, doure a calabresa e a cebola por 3 minutos. Adicione os tomates, o feijão escorrido, o alecrim, a salsa, o sal e a pimenta e refogue por 5 minutos. Despeje a água, feche a panela e cozinhe após pegar pressão por 25 minutos, em fogo baixo. Abra a panela, volte ao fogo médio e deixe ferver por mais 15 minutos ou até engrossar. Sirva em cumbucas acompanhado de torradas.
Tempo: 1h30 (+2h de geladeira)
Rendimento: 12 unidades
Dificuldade: fácil
Em uma tigela, misture a água morna, a manteiga, o ovo e o sal. Adicione a farinha, aos poucos, até formar uma massa homogênea que desgrude das mãos. Sove a massa por 5 minutos. Com o auxílio de um rolo, abra a massa com uma espessura fina sobre uma superfície enfarinhada. Espalhe metade da margarina para folhados por toda a massa e dobre a massa em 4 partes, passando o rolo sobre ela. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.
Retire da geladeira e abra a massa novamente com um rolo com uma espessura fina, espalhe o restante da margarina para folhados, dobre em 4 partes novamente, embrulhe em filme plástico e volte à geladeira por 1 hora. Retire da geladeira e abra com um rolo em uma espessura fina. Com uma faca, corte em tiras largas, na espessura de um palmo. Corte triângulos nas tiras de forma que aproveite toda a massa.
Em cada triângulo, espalhe um pouco de doce de leite na base maior e enrole como rocambole. Vire as pontas, modelando o croissant e coloque em uma fôrma untada. Pincele com a gema batida e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 25 minutos ou até dourar. Deixe amornar, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.
Tempo: 1h10 (+30min de geladeira)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil
Em uma vasilha, misture o sal, a farinha e a manteiga com a ponta dos dedos até obter textura de farinha. Adicione a água, aos poucos, misturando somente para ligar. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Aqueça uma panela e refogue os cubos de bacon na própria gordura até dourar levemente. Escorra em papel absorvente. Bata ligeiramente os ovos com um garfo, acrescente o creme de leite, o leite, sal e pimenta e misture. Abra a massa com a ajuda de um rolo e forre o fundo e a lateral de uma fôrma de fundo removível de 30cm de diâmetro. Espalhe o queijo e o bacon no fundo da fôrma e despeje o creme. Leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar. Desenforme e sirva em seguida.
Tempo: 1h20
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil
Para o recheio, em uma panela, leve ao fogo médio o leite condensado, o leite, a gema e a maisena, mexendo até engrossar.
Retire do fogo, junte o creme de leite, misture e deixe esfriar.
Para a massa, bata no liquidificador os ovos, o leite, o chocolate, o açúcar, o óleo e a farinha até ficar homogêneo.
Aqueça uma frigideira antiaderente média untada, em fogo médio, e coloque uma concha média de massa.
Gire para cobrir todo o fundo e deixe cozinhar por 3 minutos de cada lado.
Faça o mesmo procedimento com toda a massa. Misture os morangos ao recheio e espalhe um pouco do recheio em metade da massa.
Dobre a massa em 2 partes e arrume em um prato. Sirva acompanhado de sorvete de creme e decorado com calda de chocolate e folhas de hortelã.
Se você gostou do nosso especial de culinária francesa, não deixe de compartilhar nas redes sociais!