Todo dia 26 de março é comemorado o Dia do Cacau, fruta amada mundialmente por ser responsável pela fabricação do chocolate. Mas se você está acostumado a comprar o produto pronto, não deve imaginar o processo pelo qual o cacau passa até se tornar sobremesa.

Além disso, como o chocolate é feito de uma fruta, também existem alguns benefícios à saúde que valem a pena serem mencionados. No entanto, tudo depende dos ingredientes no preparo. Para entender mais, confira os tópicos a seguir.

Como o cacau vira chocolate?

Existe um processo automatizado pela indústria para fabricar o chocolate. Mas tudo começa no cacaueiro até passar pela fábrica e chegar na embalagem. De forma resumida, acontece assim:

  • O cacau é colhido e selecionado para chegar na fábrica.
  • As sementes do cacau são fermentadas por dias até chegarem ao estado de amêndoas.
  • Na etapa de secagem, os grãos ficam expostos ao sol e então são separados por tamanho e qualidade, além de filtrados de impurezas.
  • As amêndoas passam pela torra, resfriamento e descascagem, transformando-se em nibs de cacau.
  • Na moagem, os nibs viram massa ou liquor de cacau.

Esses processos acontecem em toda fábrica de chocolate, mas os próximos dependem da fabricante, tipo e qualidade do doce. Para te ajudar a conhecer alguns, trouxemos os mais encontrados:

  • As amêndoas são prensadas para extração da manteiga de cacau, usada na fabricação dos chocolates brancos.
  • As amêndoas também podem ser refinadas após a moagem para formar a massa de cacau, usada na fabricação dos chocolate ao leite, amargo e meio amargo.
  • Depois, ocorre a conchagem, em que outros ingredientes são adicionados ao chocolate a depender do tipo (manteiga de cacau para branco, leite para ao leite, e açúcar para ao leite e branco).
  • A temperagem ajuda a pré-cristalizar o chocolate, que ficará no ponto ideal de moldagem.
  • Na etapa final, o chocolate é moldado até endurecer e então distribuído nos pontos de venda.

Quais são os benefícios do chocolate?

Segundo a nutricionista Eliane Veronez, supervisora de nutrição do hospital HSANP, o chocolate possui inúmeros benefícios à saúde, incluindo propriedades antioxidantes e liberação de endorfina no cérebro, por exemplo.

“Para conseguir aproveitar todos os benefícios do chocolate, recomenda-se que ele tenha 70% de cacau em sua composição. Quanto maior a concentração de cacau, menor o teor de açúcar do alimento, portanto, maiores são os benefícios”, explica a especialista, que indica consumo de apenas 30 gramas de chocolate amargo por dia.