Mantenha uma dieta saudável e equilibrada com os alimentos de Outono que separamos para você
O Outono está se aproximando e com ele os supermercados e feiras de todo o país são abastecidos com uma safra nova de verduras e legumes típicos da estação. O clima mais frio e seco é ideal para determinados tipos de alimento, logo, as frutas e verduras do Verão saem de cena para que os alimentos de Outono sejam as estrelas da vez.
O protagonismo destes alimentos da estação também colaboram para a queda dos preços, que acaba gerando um maior consumo desses alimentos ao longo de toda a estação. Pensando nisso, listamos 11 alimentos de Outono para você consumir nos próximos meses, bem como os benefícios que eles trazem para a sua saúde. Vamos conferir?
A abóbora possui diversos tipos, como a italiana, moranga, cabotiá e a japonesa. É rica em vitaminas A, C e do complexo B – B1, B3, B5 e B6. Também é rica em potássio, fibras, cálcio e magnésio. A abóbora é rica em betacaroteno que ajuda a ter uma melhor visão e prevenir danos oculares. Sua vitamina A auxilia no sistema imunológico e prevenção de doenças imunológicas. A vitamina C, também presente no alimento, ajuda a deixar a pele mais bonita e auxilia na produção de colágeno. Você pode comer sem culpa, afinal, um dos benefícios da abóbora é ser de baixa caloria, além de conter fibras que ajudam a manter a saciedade durante a sua dieta.
Queridinha de quem frequenta a academia, a batata doce é uma excelente fonte de carboidratos e vitaminas. Ela possui vitaminas A, C, E, K e complexo B. A batata doce ainda conta com seis tipos de minerais: magnésio, ferro, manganês, cálcio, potássio e zinco. Suas fibras são um ótimo aliado na saciedade e seu amido presente também auxilia numa melhor digestão dos alimentos. Tal como a abóbora, o betacaroteno presente no alimento, ajuda a ter uma melhor imunidade nos dias mais frios de outono. Para quem possui diabetes, o consumo de batata doce é excelente para o controle da insulina, já que possui uma digestão mais lenta no organismo, evitando picos ao longo do dia.
Um dos legumes mais populares da estação, a berinjela possui vitaminas A, C e complexo B; além de ser rica em antioxidantes, fibras e minerais. O legume também proporciona saciedade e é um poderoso aliado no sistema imunológico. Composta por 96% de água, a berinjela pode auxiliar na perda de peso e na sua dieta. Um dos principais benefícios do alimento é o controle do colesterol, uma vez que combate LDL, considerado o colesterol “ruim” do corpo.
Muito consumida no país, a beterraba também ganha destaque nos alimentos de outono. Ela possui vitaminas do complexo B e C, como também manganês, cálcio, fósforo, silício e zinco. É muito comum pensar na beterraba com um alimento rico em ferro, que auxilia em quadros de anemia, por exemplo. No entanto, a beterraba possui somente cerca de 0,8g de ferro em toda a sua composição. O legume ajuda a manter a pressão arterial estável, já que possui o nitrato – substância que colabora para a dilatação dos vasos sanguíneos e melhor oxigenação do sangue. Essa substância também corrobora para um melhor desempenho das mitocôndrias, ou seja, facilita o ganho de energia e ajuda na recuperação muscular após exercícios físicos.
Além de ser rico em fibras, o brócolis também possui proteínas, vitaminas C, K e A, ácido fólico, cálcio cobre, zinco, fósforo, sódio e potássio. Seus compostos bioativos ajudam no bom funcionamento do corpo como um todo. Alguns estudos recentes apontam que o brócolis é excelente na prevenção de alguns tipos de câncer, como o da mama, próstata e pulmão.
O alho-poró pode ser considerado um alimento com um alto teor de nutrientes e vitaminas – do complexo C e B. Possui também fibras e minerais em sua composição, deixando o alimento pouco calórico e nutritivo. O alho-poró é antioxidante, melhora a saúde cardiovascular, auxilia no trato digestivo e diminui o risco de doenças crônicas. Mulheres grávidas podem consumir bastante o alho-poró, pois ele contém ácido fólico, que é essencial ser consumido durante o período gestacional, já que auxilia na formação do sistema nervoso do bebê.
Seja mandioca, macaxeira ou aipim, essa é uma boa época do ano para o consumo de mandioca. Em sua composição encontramos cálcio, ferro, potássio, magnésio e Vitamina C. A mandioca é uma excelente fonte de energia para o treino da academia e funciona muito bem no pós-treino. Por possuir resveratrol, atua na saúde dos olhos e cabelos e colabora para o bom funcionamento do intestino. Os polifenóis e saponinos, substâncias presentes no alimento, ajudam a melhorar quadros de artrite e osteoartrite, pois atuam como anti-inflamatórios no organismo. Para a obtenção dessas vitaminas e nutrientes presentes na mandioca, é recomendado que ela seja consumida cozida.
Para compor o seu prato ao longo da estação, o espinafre possui diversos benefícios à saúde. Contém ácido fólico, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, magnésio que atua no controle da pressão arterial e flavonóides que agem como antioxidantes. Suas vitaminas A e C auxiliam na saúde da pele e dos cabelos. A vitamina K, presente no alimento, é responsável por manter a boa saúde dos ossos e melhora a absorção de cálcio pelo organismo. O ideal é que cozinhe levemente o espinafre antes de seu consumo, assim você preserva seus nutrientes e libera substâncias que prejudicam sua absorção.
Para manter a imunidade alta ao longo do outono, o consumo de repolho pode ser uma excelente ideia. É rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico nos dias mais frios. O repolho também dá aquela ajudinha na sua dieta, uma vez que é um alimento pouco calórico e rico em nutrientes. Suas fibras também ajudam a manter a saciedade ao longo do dia. Além disso, estudos apontam que a substância presente no repolho, chamada de antocianinas, estão atreladas a prevenção do Alzheimer.
A rúcula é um alimento muito rico em vitaminas A, C e K, que atuam no bom funcionamento do organismo como um todo. Os carotenóides, também presentes, são fundamentais para a saúde da visão. A rúcula também é indicada em quadros de anemia, visto que possuem alto teor de ferro e potássio. A verdura conta com ômega-3, excelente para a saúde do coração e atua também no controle e prevenção do colesterol ruim o LDL. A princípio, a melhor forma de consumi-la é crua, pois quanto maior for o tempo de cozimento, maior as chances de perda de nutrientes.
Versátil e saborosa, a cenoura é fonte de ferro, potássio, manganês, cálcio e Vitaminas A,C, E, K e do Complexo B. Sua vitamina A auxilia numa boa visão e também tem o papel de antioxidante no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. O betacaroteno presente em sua composição melhora as funções cognitivas e combate a perda de memória. Para extrair o melhor de seus nutrientes é necessário que a cenoura passe por um leve processo de cozimento. Porém, seu consumo in natura também é recomendado.
Gostou da nossa lista de alimentos de Outono? Ao montarmos essa lista, levamos em conta alguns alimentos citados pelo CEAGESP, bem como seus preços mais em conta.
LEIA TAMBÉM