Tanto o manjericão quanto o orégano dão um toque especial às receitas. Além disso, essa dupla também pode trazer alguns benefícios à saúde. Confira!

FOTO: Gisele Tesser/Colaboradora
FOTO: Gisele Tesser/Colaboradora

Manjericão

Originário da Ásia, o manjericão é uma das ervas mais utilizadas na culinária. Ele forma uma dupla perfeita com outro ingrediente muito usado: o tomate. Além de dar um sabor todo especial ao molho de tomate, o manjericão é indispensável também em um outro molho criado pelos italianos, o chamado pesto, feito com folhas dessa erva, azeite de oliva, alho, queijo parmesão e nozes. O manjericão pode ser encontrado fresco ou desidratado. Uma curiosidade é que, no Mediterrâneo, o manjericão era plantado em vasos que ficavam na beirada das janelas para afastar moscas e mosquitos, graças à sua ação repelente.

Propriedades medicinais

Das suas folhas e flores são feitos chás que auxiliam no tratamento de vômitos, enjoos e dores de estômago. Ele também é indicado para aliviar problemas respiratórios, eliminar gases intestinais e melhorar o processo digestivo da gordura. Se usado para fazer gargarejos, ele tem poderoso efeito contra aftas e mau hálito.

SAIBA MAIS

Horta em casa: aprenda a cultivar temperos!

Delícias de orégano

Molho pesto

Orégano

Com origem no Mediterrâneo, o orégano tem um sabor levemente picante, sendo muito usado em pizzas, molhos e no tempero de carnes e aves.

Propriedades medicinais

O consumo desse tempero auxilia na eliminação dos gases intestinais. O orégano é indicado ainda para o alívio de resfriados, cólicas menstruais e na eliminação de catarros. Para que o orégano não perca suas propriedades, ele não deve ser cozido, e sim adicionado na finalização dos pratos.

Dicas de conservação

  • Secas: as ervas secas devem ser guardadas em um lugar seco e escuro. Para não errar na armazenagem, coloque em potes, tampe-os bem e guarde em um armário.
  • Fresca: as ervas podem ser lavadas, picadas e guardadas em potes no congelador. Na hora de utilizá-las, não é necessário descongelá-las com antecedência.