Bateu vontade de comer aquele bolinho de chuva tradicional, que a sua avó preparava durante as tardes de domingo? Sem dúvidas, essa receita é um clássico da culinária brasileira e está presente na memória afetiva da maioria das pessoas. Afinal, além de ser uma delícia, ela é econômica, simples e fácil de fazer.

Aliás, você conhece a história dessa iguaria? A receita clássica do bolinho de chuva vem de Portugal e é super parecida com a massa do delicioso sonho. Entretanto, chegando ao Brasil, a receita sofreu algumas modificações. Por exemplo, em terras portuguesas, a farinha de trigo (ou “farinha do reino”, como era chamada) fazia parte da composição do bolinho de chuva tradicional, mas foi substituída por farinha de trigo por aqui.

Dizem também que o nome do bolinho de chuva tem uma história por trás. As lendas contam que o bolinho era o responsável por reunir todo mundo na cozinha, enquanto a tempestade se fazia do lado de fora. Dessa forma, o bolinho ficou conhecido por tirar a criançada das brincadeiras no quintal enquanto chovia!

Assim, se você é um iniciante na cozinha e não faz a menor ideia de como fazer um bolinho de chuva tradicional, fique tranquilo. Afinal, nós estamos aqui para te ajudar. E a boa notícia é que, além de ser super rápida, qualquer um pode fazer. Confira:

Tempo: 30min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do bolinho de chuva tradicional:

  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 e 1/4 de xícara (chá) de leite
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó químico
  • Óleo para fritar
  • Açúcar e canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Logo, pegue colheradas da massa e frite em óleo quente, aos poucos, até dourar. Em seguida, escorra em papel absorvente, polvilhe com açúcar e canela e sirva. Pronto, agora você já pode matar a saudade da infância e se deliciar com essa iguaria! Além disso, ela vai muito bem com um cafezinho preto, ideal para um lanchinho da tarde.