Essa sementinha está na moda e tem sido acrescentada nos cardápios de muita gente. Mas você sabe quais são os benefícios que o consumo regular de linhaça pode trazer à sua saúde? Afinal, linhaça emagrece? A nutricionista Brunna Maria Reis explicou tudinho pra gente!
Linhaça emagrece?
A linhaça é um alimento funcional, pois traz diversos benefícios à saúde. Fonte de ácidos graxos, ômega 3 e 6, vitaminas, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, manganês e selênio, essa semente é uma poderosa aliada do nosso organismo. Isso porque esses nutrientes ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a evitar coágulos no sangue ao diminuir as taxas de colesterol ruim (LDL) e aumentar as de colesterol bom (HDL). Além disso, a linhaça é capaz de reduzir o envelhecimento celular e fortalecer o sistema imunológico. Devido ao seu alto teor de fibras solúveis e insolúveis, a semente auxilia no funcionamento do intestino e promove a sensação de saciedade, que pode auxiliar quem está de dieta. Ela ainda ajuda no controle dos sintomas da TPM e da menopausa e previne o câncer de mama por causa de uma substância chamada lignana, presente em grandes quantidades na linhaça.
SAIBA MAIS
Canela, gengibre e pimenta turbinam o emagrecimento!
O que a chia tem? Saiba os benefícios dessa poderosa semente!
13 alimentos ricos em fibras para você investir!
Como consumir?
É importante deixar claro que a linhaça não perde as suas propriedades nutricionais quando submetida ao cozimento. “Pelo contrário, esse processo torna os poderes da linhaça ainda mais ativos”, explica Brunna. A farinha de linhaça pode ser usada em receitas de pães e massas para aumentar a quantidade de fibras. Outra dica é acrescentar a linhaça triturada durante o cozimento de feijão ou sopa.
Quantidade ideal
“A melhor forma para consumir a linhaça e absorver seus nutrientes é triturada, pois quando consumida inteira, ela passa pelo trato gastrointestinal sem sofrer digestão, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico”, explica a nutricionista. A quantidade de consumo recomendada é de aproximadamente 2 colheres (sopa) de linhaça por dia. E os excessos também podem ser prejudiciais: “tudo o que consumimos em excesso pode trazer algum problema. O excesso de linhaça pode prejudicar a absorção de nutrientes”, afirma.
Consultoria: Brunna Maria Reis, nutricionista