Fique longe de bactérias com truques caseiros

Você sabe como manter sua cozinha e alimentos limpos de verdade? Confira truques caseiros de um especialista para viver livre de bactérias!

É nos momentos em que ficamos doentes ou estamos com a imunidade baixa que lembramos de ficar longe de bactérias. Saber como nos proteger, principalmente na cozinha e nos alimentos, nos ajuda a ter uma vida muito melhor. E não é tão difícil quanto parece! Truques simples na cozinha e na hora de preparar as refeições já fazem toda a diferença para viver longe de bactérias. Além disso, outros cuidados também nos ajudam a ficar mais protegidos.

Confira as dicas do Roberto Martins Figueiredo, especialista em microbiologia, que é conhecido como Dr. Bactéria:

Fique longe de bactérias com truques caseiros

Lancheiras

marmita com lanches para criança
Foto: Shutterstock

Dê preferência para as lancheiras térmicas ao levar suas refeições. As frutas e quaisquer outros alimentos que estiverem conservados devem ser colocados em recipientes plásticos junto com bolsas congeladas (recicláveis) para manter a temperatura baixa.

Formigas

formigas comendo um pretzel
Foto: Shutterstock

As formigas encontradas na cozinha podem transmitir bactérias para os alimentos. Por isso, se o alimento estiver com a presença de formigas ou qualquer outro inseto, ele deve ser descartado.

Esponja de cozinha

mãos lavando um prato com água, esponja e espuma
Foto: iStock

Se não forem bem cuidadas, as esponjas podem levar bactérias às louças. Por isso, o Dr. Bactéria recomenda duas opções para higienizá-las: 1) Envolva a esponja ainda úmida em papel-toalha e leve ao microondas por 30 a 60 segundos; 2) Prepare uma solução de 2 colheres (sopa) de água sanitária e 1 litro de água, mergulhe a esponja na solução por 10 minutos e torça-a.

Sopas de bebês

bebê sorridente comendo papinha
Foto: iStock

As sopas feitas para os bebês devem ser tampadas somente  2 horas depois de prontas, que também é o tempo máximo que podem ficar fora da geladeira.  Depois de 2 horas prontas, elas devem ser armazenadas em pequenas porções e refrigeradas em temperatura inferior a 5º C. Duram por 1 a 2 dias e podem ser reaquecidas antes de servir.

Carnes

tábua de madeira com carne crua salsa e alho
Foto: Shuttestock

As carnes não devem ser lavadas. Isso pode facilitar a penetração de germe, causar a perda de nutrientes e até a contaminação generalizada da cozinha e das mãos no manipulador.

Escovas de dentes

escovas de dente dentro de um copo
Foto: Shutterstock

As escovas de dentes só podem ser mantidas na pia desde que a descarga nunca seja dada com a tampa do vaso sanitário aberta. Caso contrário, os germes poderão se espalhar pelo ar e contaminá-las.

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *