Com o passar dos anos, o corpo passa por processos que colaboram com a perda natural de nutrientes vitais para os órgãos – principalmente o cérebro. No entanto, é possível tonificar e impedir o envelhecimento precoce das células cerebrais com o auxílio de uma alimentação saudável – incluindo alguns alimentos que fazem bem para o cérebro.
Assim, se você quer aguçar o foco, melhorar a concentração e facilitar o armazenamento de informações, confira 9 alimentos que vão te ajudar nessa jornada. Mas não se esqueça: o importante é consumir diariamente esses alimentos, evitar os produtos com excesso de gordura e açúcares, e praticar regularmente atividades físicas.
Chocolate amargo

Se você é um verdadeiro fã de chocolate, saiba que os mais benéficos são aqueles com maiores porcentagens de cacau. Isso porque quanto menor a quantidade de manteiga de cacau na sua composição, menores são as doses de açúcar. Além disso, este doce conta com cafeína e outros estimulantes que ajudam a melhorar a concentração e o foco. O chocolate amargo também é fonte de antioxidantes flavonóides e polifenóis, que retardam o envelhecimento e previnem doenças neurodegenerativas.
Oleaginosas
As oleaginosas são as sementes comestíveis das plantas, entre elas existem as nozes, avelãs, castanhas, amendoim, entre outras. Entre seus nutrientes, o que ganha grande destaque é a vitamina E, que além de desenvolver no corpo uma proteção contra doenças cardíacas e contra o câncer, ao ser consumida diariamente, ainda auxilia nas funções cerebrais, tornando o cérebro mais saudável.
Tomates

Perfeito para incrementar uma receita ou ser consumido cru em saladas, o que muitos não sabem é que o tomate é uma fruta! As qualidades deste alimento giram em torno do seu alto teor de vitamina C – que contribui no fortalecimento das defesas do organismo – e pelo potássio, responsável por melhorar a regulagem da pressão arterial. Outros nutrientes benéficos do tomate são a fisetina e o licopeno, capazes de melhorar a memória e reduzir os efeitos negativos dos radicais livres nas células.
Beterraba
A beterraba é perfeita para quem quer dar um gás na mente; seus nitratos naturais são capazes de ampliar o fluxo sanguíneo do cérebro, aumentando assim a sua capacidade mental. Ela ainda previne doenças por fortalecer o sistema imune, enquanto protege todo o sistema nervoso – esses benefícios são procedentes do seu alto teor de zinco, potássio, cálcio e as vitaminas B1 E B2. Se não bastasse todas essas qualidades, a beterraba ainda é capaz de prevenir o envelhecimento precoce por ser rica em vitamina C.
Quinoa

Entre os grãos, a quinoa é uma grande fonte de proteína – principalmente a de alto valor biológico. Rica em ferro, fósforo e cálcio, a quinoa é um alimento indispensável para qualquer dieta. Para o cérebro, a quinoa possibilita o bom funcionamento do sistema nervoso e a síntese de hormônios. Isso acontece graças às vitaminas do complexo B e aos antioxidantes e antiinflamatórios contidos nela – o conjunto desses nutrientes são um poderoso suplemento para potencializar a memória! Sem contar que, além de tudo, ela também é ótima para a prevenção do câncer de mama, a osteoporose e problemas cardíacos.
Peixes
Outro dos alimentos que fazem bem para o cérebro é o conhecido ômega 3 – uma espécie de gordura boa encontrada principalmente nos peixes de água salgada, como o salmão e a sardinha. No corpo, o ômega 3 controla os níveis de colesterol, ajuda a combater alergias, diminui as inflamações e potencializa tanto a memória quanto o raciocínio. No cérebro, o ômega 3 facilita a comunicação entre as células cerebrais, enquanto aperfeiçoa o desempenho cognitivo, permitindo assim o armazenamento mais rápido das informações.
Ovos

Os ovos são excelentes opções dentre os alimentos que fazem bem para o cérebro graças à colina – substância responsável pela formação da acetilcolina, um neurotransmissor relacionado à memória e à proteção das células contra o envelhecimento. Esse mesmo nutriente também contribui na formação da memória do feto e é um ótimo agente para a prevenção do câncer de mama. Inclusive, por conter ácido fólico, os ovos são grandes aliados na prevenção do mal de Alzheimer e no combate à anemia.
Hortaliças verde-escuras
Todas as hortaliças com coloração verde-escura são grandes fornecedoras de nutrientes essenciais para o sistema nervoso. Para o bom funcionamento do cérebro, os holofotes são para as folhas escuras que concentram altas doses de luteína – substância que ajuda a evitar que a massa cinzenta do seu cérebro envelheça rapidamente. A dica é adicionar essas hortaliças o quanto antes às suas refeições diárias – no futuro seu cérebro irá te agradecer!
Azeite de oliva

Que tal temperar a sua salada com azeite de oliva extravirgem? Além de conter gordura monoinsaturada e alto teor de antioxidantes que contribuem – e muito! – para a memória, o azeite de oliva extravirgem concentra o oleocantal, que é capaz de reduzir os riscos de Alzheimer. Outro ponto forte desse óleo são os seus polifenóis, que caracterizam seu sabor e atuam no organismo como antioxidantes, prevenindo as doenças cardiovasculares e combatendo as inflamações. Ou seja, o azeite de oliva não só é um dos alimentos que fazem bem para o cérebro, mas também para o coração e o resto do corpo.