Você já deve estar cansado de ouvir “é pavê ou ‘pacumê’” todas as vezes que falamos sobre pavê de chocolate, né? Mas é impossível de resistir! Afinal, a deliciosa sobremesa tem tradição tanto na receita quanto na clássica piada de tiozão. Ainda assim, fique sabendo que não é só a gente que aprecia o quitute.
Nesta semana, o doce brasileiro foi premiado internacionalmente. Sim, o pavê brasileiro ficou em 3º lugar no ranking de melhores “bolos” do mundo, apesar de não ser exatamente um bolo. A lista, elaborada pelo site TasteAtlas (que elenca receitas do mundo todo), também mapeou receitas como tortas doces e cheesecakes.
Mais de 100 sobremesas de diferentes partes do mundo participaram da corrida pelo primeiro lugar. Usuários da plataforma, críticos e profissionais de gastronomia foram responsáveis por avaliar todos os pratos, incluindo nosso maravilhoso pavê.
Ficou curioso sobre a nota do pavê? De 0 a 5, conquistamos a nota 4,7. Nada mau! A sobremesa ficou atrás somente do medovic, um bolo de mel russo; e uma espécie de cheesecake polonesa chamada sernik. Ah, e além do pavê, outro brasileirinho também entrou na lista, viu? O bolo de brigadeiro chegou à 33ª colocação.
Então para comemorar a posição da sobremesa no ranking mundial, que tal aprender a preparar o clássico pavê de chocolate? Confira tudo que vai precisar para garantir o doce premiado aí na sua casa. Olha só:
Pavê de chocolate
Tempo: 1h (+2h de geladeira)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 400g de chocolate meio amargo derretido
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 2 latas de creme de leite
- 1 pacote de biscoito champanhe
Cobertura
- Chocolate granulado a gosto para decorar
Modo de preparo:
- Em uma tigela, misture o chocolate derretido com o creme de leite
- Logo depois, em um refratário de 20 cm de diâmetro, intercale camadas de biscoito umedecido no leite e da mistura de chocolate, terminando em chocolate
- Polvilhe com o chocolate granulado e então leve à geladeira por 2 horas
- Se desejar, decore com cerejas
- Sirva em seguida.